O programa educativo tecnológico Apps for Good, promovido pela organização não governamental CDI, permite a alunos do 5º ao 12ºano experienciarem as várias etapas do desenvolvimento de uma aplicação e aprenderem com especialistas da área tecnológica a solucionar problemas do dia a dia.
Das 90 equipas concorrentes, cujo trabalho foi avaliado em dois encontros regionais, 20 passaram à final, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no dia 17 de setembro. Sob a orientação do professor responsável, os alunos apresentaram, através do Zoom, o seu projeto e tentaram convencer o júri, constituído por representantes de empresas como a Galp, BNP Paribas, PT, Altice e Synopsis, que a sua ideia para ajudar pessoas, animais e o meio ambiente era a mais criativa e inovadora.
As aplicações «SandSpace», «Plastic Free World», «Faster», «PooPet», «Auxilium« e «Cartão Escolar Digital» mereceram o pódio. Foram entregues também os prémios Future Up, Cooler Planet, Tecnológico, do público e Jovem Aluna.PT.
A aplicação feita por alunos do Secundário que chamou mais a atenção: «SandSpace»
Imaginada por quatro alunos do 12º ano do curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em São João da Madeira, (Bruno Dylan, Nuno Castro, Jorge Ferreira e Diogo Resende), a aplicação «SandSpace» ganhou o primeiro lugar. Foi criada a pensar nas restrições das idas à praia por causa da pandemia que estamos a enfrentar. Os alunos, com idades compreendidas entre os 17 e os 18 anos, pretendiam dar a conhecer os níveis de ocupação do areal de 685 praias marítimas e fluviais de todo o país. Além de obterem o primeiro lugar do ensino secundário, dois alunos, Bruno Dylan e Diogo Resende, ganharam também o prémio Tecnológico.
«Plastic Free World», criada por alunos do Básico que se preocupam com um consumo mais sustentável
A pensar na redução do uso do plástico no dia a dia, os alunos da Escola B.S. Levante da Maia, na Maia, produziram a aplicação «Plastic Free World», que lhes valeu o primeiro lugar na categoria do ensino básico, e ainda o Prémio do Público. Esta app disponibiliza dicas simples e práticas que evitam a utilização deste material, sugerindo também aos utilizadores produtos sustentáveis que podem adquirir. A informação encontra-se organizada de acordo com as divisões da casa, uma vez que assim é mais rápida de consultar.
«Faster», 2º lugar do Secundário
Uma app que ajuda na entrega rápida de encomendas de pequenas e médias dimensões foi desenvolvida por três alunos do 11º ano do Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro, em Sacavém. Para Daniel Correia, Bruno Gomes e Alisson Soares, que têm entre 16 e 18 anos, a aplicação diferencia-se por permitir a entrega de encomendas sem que o cliente tenha de efetuar uma compra, estando os custos apenas associados ao transporte.
«PooPet»- 2º prémio do Básico
Preocupadas com o lixo urbano produzido por animais domésticos que circulam na via pública, quatro alunas do 7ºano do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches, em Braga, criaram uma aplicação cujo objetivo é eliminar o problema dos dejetos dos animais, através de pontos de recolha, os contentores PooPet, onde os dejetos são colocados em sacos identificados com códigos de barras. Íris Ferreira, Elvira Dolmatova, Aneth Alves e Maria Inês Peixoto, todas entre os 12 e os 13 anos, acreditam que a sua aplicação digital é benéfica para os utilizadores, pois oferece-lhes descontos na compra de produtos para animais, proporcionando aos fornecedores desses produtos um aumento das suas vendas. Íris Ferreira, que integrou esta equipa, ganhou o prémio Jovem Aluna.PT.
«Auxilium»- 3º prémio no Secundário
Os alunos do 12º ano da Escola Secundária Tomás Cabreira, em Faro, desenvolveram uma aplicação que procura ajudar a combater a dependência do álcool e das drogas. Rodrigo Dias, Francisco Rodrigues, Henrique Delfino e Júlia Costa, todos com 17 anos, acreditam que conseguem convencer estes consumidores a mudarem os seus hábitos de vida, através de vídeos motivacionais, estatísticas, testemunhos, e permitindo anotar metas e conquistas.
«Cartão Escolar Digital» – 3º prémio no Básico
O «Cartão Escolar Digital», produzido por alunos do 8º ano da Escola Básica 2/3 Piscinas – Olivais, em Lisboa, substitui o cartão escolar físico pela utilização do telemóvel. Para Afonso Teixeira, Margarida Frazão, Maria Barreto, Beatriz Sampaio e Sofia Reis, esta app distingue-se por ajudar as escolas e os alunos a usar o cartão de maneira moderna e mais sustentável.