Quase apostamos que, mesmo que não ligues muito a corridas de motas, já viste ou ouviste falar da espetacular ultrapassagem que Miguel Oliveira fez aos seus adversários, e que acabou por lhe valer a vitória no Grande Prémio da Áustria de MotoGP.
A corrida estava mesmo a terminarquando, na última curva antes da meta, Miguel deixou os adversários para trás. Foi tudo tão rápido e surpreendente, que nem mesmo o piloto queria acreditar no que tinha acabado de fazer. Foi isso mesmo que ele disse à VISÃO Júnior numa curta entrevista que podes ler já a seguir.
Em 2006, tinhas 11 anos, foste capa da VISÃO Júnior e na entrevista dizias que o teu sonho era participar no Moto GP. Agora, já o realizaste e, há poucos dias, tiveste uma vitória incrível. Como te sentes?
Sinto que é um sonho tornado em realidade, e que todo os esforço durante todo este tempo valeu a pena.
E o que sentiste quando ultrapassaste os teus dois colegas?
Quando cruzei a linha de meta no primeiro lugar, tive um misto de emoções e muita adrenalina.
Na pista, andas a 350 km/h. Nunca tens medo?
Um piloto não pode ter medo. Temos a consciência da velocidade, mas sentimo-nos protegidos com toda a segurança que existe em torno das motos e dos equipamentos.
O que faz de ti um bom piloto?
Existem vários fatores, mas diria que o empenho, o trabalho, perseverança, foco e determinação são fatores de eleição. E tenho-os bem presentes.
Achas que vais ganhar em Portimão [é ali que, em novembro, se realizará a última prova do campeonato Mundial de Moto GP]?
Acho que tenho as mesmas possibilidades que qualquer outro piloto em pista, mas esse é o meu foco.
Quando falámos contigo em 2006, também disseste que querias ser ortopedista… O que aconteceu: o motociclismo ganhou?
Naquela altura o meu pai tinha sido operado ao joelho e eu estava fascinado com a medicina, era uma matéria pela qual me interessava muito. Não segui Ortopedia, mas estudo Medicina Dentária que, por ser um curso muito prático, vai ter de aguardar.

Não percas na edição de setembro o artigo que preparámos sobre Miguel Oliveira, onde recordámos a entrevista que deu à VISÃO Júnior quando tinha 11 anos. Vais encontrar muitas curiosidades divertidas sobre a sua infância e uma mensagem especial que o piloto deixou aos leitores da revista.