Já todos vimos adultos a navegar desnorteadamente pelas secções de livros para os mais novos: olhos presos nas capas esmaltadas e coloridas e a cabeça cheia de dúvidas sobre a faixa etária a que se destina determinada obra. Esqueça as idades: o que conta é a competência leitora, isto é, o à-vontade que os miúdos têm com as letras, as palavras e as frases amontoadas!
Nos dias que correm, ler é cada vez mais um superpoder. Ter velocidade leitora é fundamental, e conjugar essa rapidez com a capacidade de interpretação é um treino que se quer diário. Os livros que propomos funcionam como um rastilho de pólvora: são divertidos, emocionantes e, quando interiorizados, promovem a vontade de continuar a ler para descobrir novas leituras e novos autores.
Inspire-se e boas compras!
Leitores principiantes
(já sabem ler ou ainda gostam de um mediador)
O PEDAÇO QUE FALTA de Shel Silverstein, Bertrand Editora
Os melhores livros nem sempre se fazem de ilustrações deslumbrantes. Às vezes, a monocromia funciona. Do autor de «A Árvore Generosa», chega uma história sobre um sentimento que todos ansiamos: o de nos sentirmos completos. O seu protagonista é nada mais que um círculo que deseja sentir-se realizado.
BONITA de Camizales, Livros Horizonte
A beleza está por todo o lado e, aos olhos de um ogre, uma bruxa corcunda e desgrenhada, pode ser um verdadeiro borracho! Este livro premiado não só é bonito por fora, como é por dentro, tal como nós. Com humor, o autor conta-nos uma história que a todos diz respeito.
NINA de Benji Davies, Orfeu Mini
A Nina é pequena, pequenina! Nasceu num lago e por ali vive com mais uns quantos girinos. Mas o lago é a casa do Grande Glup, um peixe medonho que mora nas profundezas do lago. Os girinos crescem e desaparecem, um por um. Conseguirá a pequenina Nina escapar?
Leitores cuidadosos
(lêem sozinhos e estão a descobrir o mundo das histórias)
ARTUR E AS PESSOAS MUITO APRESSADAS de Nadine Brun-Cosme e Aurélie Guillerey, Fábula
A vida de um adulto, às vezes, parece um furacão. O tempo não chega para tudo e todos quantos vivem à nossa volta, especialmente os mais novos, acabam por ser engolidos pelo turbilhão que criamos em nosso redor. É o que certa vez acontece a Artur, que fica esquecido para trás e acaba por ter um dia em cheio… Com toda a calma.
101 PEQUENAS AÇÕES PARA MUDAR O MUNDO de Aubre Andrus, Texto Editora
Este livro funciona como um guia. É para ler da capa à contra-capa, reler e aplicar. Nas escolas vivem-se tempos de grande fervor ecológico, o que se compreende já que a emergência climática está na ordem do dia. É uma leitura que inspira a fazer a diferença.
DIÁRIO DE UMA MIÚDA COMO TU de Maria Inês Almeida, Nuvem de Letras
A Francisca é uma menina que nasceu para mudar o mundo. Interessa-se por tudo o que tem a ver com a Natureza e não só. Porque é jovem, também se deixa engolir pelas redes sociais, mas tudo para bem do planeta, claro! Em formato de diário, este livro é cativante, e a personagem principal apela tanto a rapazes como a raparigas.
Leitores destemidos
(leem autonomamente e não receiam calhamaços)
AS BRUXAS de Roald Dahl e Quentin Blake, Oficina do Livro
Todos sabemos que as bruxas existem, certo? Mas depois de entrarmos nesta história, vamos ter a certeza absoluta de que, não só existem, como são imensas e estão espalhadas por todo o lado. Uma das obras-primas de Roald Dahl, este livro não só é hilariante como empolga os miúdos para a leitura literária.
O MONSTRO QUE VEIO DO GELO de David Walliams e Tony Ross, Porto Editora
Nos últimos anos, David Walliams tem lançado livros atrás de livros, atrás de livros. Todos deliciosos, todos brilhantes! Se procura um autor que, como Roald Dahl, consegue o feito de pôr gente jovem a ler, acabou de o encontrar. A história de um mamute com 10 mil anos e uma menina do século XIX, tem tudo para ser fenomenal.
VALENTE VALENTINA de Andreia Nunes e Rachel Caiano, Caminho
Precisamos de heróis e heroínas que nos façam sonhar e desafiar a enfadonha realidade do quotidiano. E esta Valentina, uma verdadeira heroína, existiu! Era russa e foi a primeira mulher a orbitar o nosso planeta. O livro conta a história de uma rapariga com cabelo cor de fogo que sonha com aventuras espaciais. Escrito em português e inglês.
Leitores autónomos
(lêem tudo e querem descobrir novos mundos)
HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL de J. K. Rowling, Editorial Presença
Trata-se do primeiro título da saga do jovem feiticeiro amaldiçoado e perseguido por tormentos inimagináveis. Harry fez furor há alguns anos e agora regressa às estantes com as histórias de sempre, que continuam a entusiasmar os mais novos (e não só!). Cheias de personagens originais, as páginas deste livro transportam os leitores para um mundo habitado por seres fantásticos e pessoas geniais.
A RAPARIGA QUE FALAVA COM OS URSOS de Sophie Anderson, Minotauro
Esta não é só mais uma história de uma menina encontrada numa caverna de lobos. Nem sequer é a lenda de Rómulo e Remo no feminino. O livro, da mesma autora do sublime «A Casa com Patas de Galinha», conta a história de Yanka, uma jovem corajosa com caraterísticas peculiares e dons incríveis, que vai agarrar os miúdos.
MULHERZINHAS de Louisa May Alcott, Porto Editora
No século XIX, as irmãs March – Jo, Amy, Beth e Meg – viviam num mundo que pouco ou nada tem a ver com o nosso. Naquele tempo, a alegria não passava pela aquisição de um novo telemóvel, ou pelos likes obtidos numa publicação no Instagram. A vida dos jovens era em tudo diferente da atual, apesar de ainda nos conseguirmos rever nas aventuras destas irmãs. Uma viagem no tempo cativante que nos leva até à época da Guerra Civil norte-americana.