Algumas escolas, professores e alunos já começaram a preparar a campanha eleitoral de Miúdos a Votos, uma iniciativa da VISÃO Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares, cujo objetivo é permitir aos alunos escolherem a história que mais gostaram de ler até hoje. Eleitos os livros que vão a votos por cada ciclo de ensino (as listas estão disponíveis aqui), chegou a altura dos alunos fazerem comícios, cartazes, programas de rádio e de televisão, sessões de esclarecimento, debates… Tu é que decides! A VISÃO Júnior cobrirá, na revista, no site e no Facebook, a campanha eleitoral nas escolas, tornando-a assim uma verdadeira campanha eleitoral nacional. A Rádio Miúdos (www.radiomiudos.pt) transmitirá os tempos de antena da rádio.
O que dizem os alunos
(Da esquerda para a direita) Francisco Domingues, 13 anos, aluno do 7.º3 e Alexandre Inácio, João Zarro e Rodrigo Cardoso,10 anos. alunos do 5.º4 da Escola Básica Afonso Paiva, Castelo Branco
Francisco Domingues: «Vou fazer campanha pelo Recruta»
Qual é o teu livro favorito? O Robert Muchamore é o meu escritor favorito – e O Recruta é o livro pelo qual vou fazer campanha. O que mais gosto n’O Recruta é a personalidade da personagem principal, porque é parecida à de muitos rapazes da minha idade.
Já tens muitas ideias para a campanha eleitoral? Para a campanha eleitoral, quero fazer um vídeo a apresentar o livro e um podcast, e quero ir às salas de aula falar sobre O Recruta e explicar porque devem votar neste livro.
O que dirias a outros crianças que querem participar na campanha eleitoral, mas que ainda não sabem o que fazer? Aconselho todos os outros alunos no País a participarem na campanha eleitoral. Não tenham vergonha: falem com o vosso professor bibliotecário ou diretor de turma e organizem sessões de esclarecimento no auditório da escola ou nas salas de aula.
Porque gostas de ler? Porque assim fico a conhecer muitas coisas novas. Sempre gostei muito de ler. Leio sempre mais nas férias porque é quando tenho mais tempo livre. Os meus livros preferidos são os de aventura, mas sem magia!
O que achas do projeto Miúdos a Votos? Acho que esta iniciativa dos Miúdos a Votos é boa! Porque há muitos meninos que leem a revista, mas que não estão habituados a ler livros, e faz-lhes bem.
Alexandre Inácio, João Zarro e Rodrigo Cardoso: «Escolhemos O Estranhão»
Quando é que começou o vosso gosto pela leitura? Gostamos muito de ler. Começou em casa, os nossos pais contavam-nos histórias e continuou na escola, na sala de aula e quando começámos a vir à biblioteca.
Por que livro vão fazer campanha? Escolhemos O Estranhão, do Álvaro Magalhães, porque é uma história muito engraçada, com ideias giras e a personagem principal é muito fixe.
Há outros livros que tenham gostado de ler? Muitos, por exemplo O Diário de um Banana, de Jeff Kinney e também gostamos dos livros da coleção Uma Aventura, da Ana Maria Magalhães e da Isabel Alçada.
O Álvaro Magalhães é o vosso escritor favorito? Sim! É um dos autores que mais aparecia no manual do 4.º ano. Mas, também gostamos do António Mota, do António Torrado, do Jeff Kinney e da Alice Vieira.
Como se juntaram para fazer campanha eleitoral pelo livro O Estranhão? Somos amigos e colegas de turma desde o 1.º ano e achámos que seria melhor juntarmo-nos e pensarmos juntos em ideias para a campanha. Algumas são um pouco malucas (risos). Por enquanto, queremos fazer um vídeo e autocolantes! Também tivémos outra ideia para incentivar os meninos a votarem no dia 17: sortear 5 livros d’ O Estranhão para oferecermos aos meninos que forem votar, mesmo que não seja nesse livro.
Afonso Guiomar, João Ferreira, Gustavo Oliveira e Lucas Carreira, 9 anos. Alunos do 4.ºAM da Escola Básica de São Miguel do Milharado, Mafra