Cerca de 10 mil fãs rodearam a Lello, à espera da meia noite. Eram milhares os cachecóis amarelos e bordeaux, ao estilo de Gryffindor, mas também não faltaram os uniformes completos de Hogwarts. Óculos redondos imitavam os de Harry Potter e as varinhas mágicas, ainda que sem poderes, sonharam em fazer das suas. Tudo para receber o 8º livro de Harry Potter, que retoma a história, nove anos depois de “Harry Potter e os Talismãs da Morte” ter sido lançado.
Surpresas não faltaram. Dumbledore esteve presente para animar os amantes da magia. O professor Snape subiu pela fachada da livraria acima, recebendo muitos aplausos da multidão. E foram distribuídas poções mágicas de cor azul, para beber e ajudar a ter paciência pela chegada da meia noite. Era a essa hora que a livraria abria as portas para que os fanáticos pudessem agarrar o mais recente livro do Harry Potter.
Se gostarias de saber mais sobre a obra, a VISÃO Júnior dá-te, de seguida, toda a informação de que precisas de saber.
– Que livro é este?
Chama-se “Harry Potter and the Cursed Child – parts I & II” e é o 8º livro da saga Harry Potter. Segue-se a “Harry Potter e os Talismãs da Morte”, lançado em 2007. É diferente dos anteriores sete livros porque conta a história de uma peça de teatro com o mesmo nome. Pela primeira vez, J. K. Rowling não é a única autora do livro. Embora ele tenha sido baseado na história criada por ela, também conta com a mãozinha de Jack Thorne – que escreveu o guião da peça – e John Tiffany – que a encenou..
– O que é que podemos esperar da história?
O último livro – “Harry Potter e os Talismãs da Morte” – já tinha deixado água na boca dos fãs do mais conhecido feiticeiro do mundo. O último capítulo acaba com Harry Potter, 19 anos mais velho, a levar o seu filho Albus Severus a King’s Cross para que este apanhe o Expresso de Hogwarts, pela primeira vez. Ia ser o seu primeiro ano na escola de magia. Mas acaba sem que os leitores possam espreitar um pouco da sua experiência no mundo mágico. Se és um dos seguidores da saga que esperavam mais, tenho uma boa notícia para ti: esta nova obra continua o que a anterior começou.
Harry Potter tem 37 anos, é casado com Ginny Weasley, trabalha no Ministério da Magia e tem três filhos – James, Lily e Albus. O mais novo, Albus, vai integrar a escola de magia de Hogwarts pela primeira vez. E todos os olhares se vão concentrar nele. Albus Potter é um rapaz tímido que forma uma grande amizade com Scorpius Malfoy, o filho do malvado Draco. Apesar de tentarem criar amizade com outros colegas, acabam por conhecer Dephi Diggory, que vai ser um perigo para todos. O livro promete dar a conhecer as vivências e as peripécias do primeiro ano de Albus em Hogwarts. Mas é claro que Harry Potter não fica esquecido… O eterno miúdo dos óculos redondos, apesar de já ter deixado o uniforme e de ter passado a vestir fato e gravata, continua a ser a peça central de toda a saga. Pai e filho vão ser confrontados com o passado, que se mistura com o presente, dificultando o dia a dia de Albus e criando preocupação em Harry Potter.
– Onde é que a Livraria Lello entra na história?
Bom… talvez não saibas mas J. K. Rowling viveu no Porto entre 1991 e 1993. Trabalhou lá como professora de inglês e escrevia nos tempos livres. E a Livraria Lello era dos seus locais preferidos na cidade. Foi a escadaria da livraria que serviu de inspiração à escritora para criar a escadaria da escola de Hogwarts. Foi também no Porto que casou, teve uma filha e traçou os primeiros rabiscos daquilo que viria a tornar-se a história do fantástico mais conhecida no mundo. A ideia nasceu com um atraso de 4h numa viagem de comboio. Será que é por isso que é num comboio que, no início de cada ano letivo, Harry Potter faz a passagem do mundo dos muggles – não mágicos – para o mundo dos feiticeiros?
– Onde podemos comprar o livro?
“Harry Potter and the cursed child” já está disponível para venda na maioria das livrarias do país, por 25,50 euros, mas apenas na versão em inglês. Apesar de ainda não estar confirmado, espera-se que a versão portuguesa chegue em Outubro, altura em que também estarão disponíveis as versões francesa e espanhola.
Texto: Joana Ascensão