O jogo de realidade aumentada está a funcionar bem e tem surpresas em cada esquina. E é mesmo em cada esquina! Há surpresas por todo o lado. Os mapas estão cheios de criaturas que podes apanhar com as tuas Poké Bolas e, em todos os monumentos, locais históricos ou intervenções artísticas, vais ter Poké Stops onde poderás apanhar mais bolas, ovos, e muitas outras coisas.
Vais poder correr por todo o lado e descobrir lugares históricos, monumentos magníficos e explorar locais por onde nunca antes passaste, tudo graças à tecnologia GPS (que é um sistema de posicionamento que mostra onde estás no mapa), ao ecrã táctil (para lançares Poké Bolas e não só) e à câmara do teu telemóvel ou tablet (para veres tudo o que se passa em teu redor).
Em lugares muito específicos, designados pelo jogo – que podem ser lojas de marcas que reconheces, praças, e monumentos -, vais encontrar também os chamados ginásios onde podes competir e treinar os Pokémon que fores encontrando enquanto te passeias pela tua vila, cidade ou aldeia. Estes espaços não foram escolhidos ao acaso. São fruto de um trabalho extenso que, segundo a produtora do jogo, a Niantic, demorou três anos a preparar com a ajuda da Google. Durante este tempo, a lista de sítios possíveis foi ganhando forma e agora existem centenas de milhares de ginásios por todo o mapa mundo e que atendem a uma regra: têm de ser locais seguros, acessíveis e que representem um trabalho artístico, arquitetónico ou comercial, com valor. Mas atenção, estes lugares não são para amadores: terás de chegar ao nível 5 antes que te deixem entrar num destes inúmeros ginásios.
Primeiro tu, depois os Pokémon
Estás perante um jogo que te dá total liberdade para explorar o mundo lá fora mas atenção, as regras do mundo não deixaram de existir. Os carros vão continuar a transitar nas estradas, as linhas de metro e do comboio vão continuar a ter metros e comboios a passar a toda a hora, por isso não arrisques. Segue estas pistas para que a tua experiência Pokémon GO seja divertida e segura:
– Observa o mundo à tua volta antes de tomares alguma decisão no jogo: se um Pokémon estiver do outro lado da estrada ele não vai desaparecer instantaneamente. Atravessa com cautela nos lugares sinalizados e assim chegarás ao teu pequeno monstro em segurança.
– Respeita as regras no metro e dos comboios. Se existem limites que não deves ultrapassar não te arrisques só porque conseguiste encontrar um Ratata ou um Pigeot. Fica alerta: olhos e ouvidos bem abertos.
– As ruas estão cheias de altos e baixos, sinais, postes, árvores, buracos, desníveis: pára para jogar e avança com a certeza de que não vais tropeçar em nada.
– O Pikachu apareceu e está escondido numa rua que desconheces. Se não te sentes seguro nada como passares a jogar Pokémon GO acompanhado. Passear com a família é sempre mais divertido, mesmo que de vez em quando tenhas de parar para atirar uma Poké Bola a um Pokémon.
– O cocó dos cães vai continuar a estar em alguns passeios. Olha para onde pões os pés senão corres os risco de teres de acabar o treino dos Pokémon mais cedo.
– Isto é um jogo para aventureiros mas ser aventureiro não significa que tenhas de arriscar a tua vida como o Indiana Jones. A personagem principal do Pokémon GO és tu e só tens uma vida: não a gastes!
Não percas a edição da VISÃO Júnior, de dia 4 de agosto, para ficares a saber tudo sobre este novo jogo, com truques e dicas para te tornares um dos melhores treinadores de Pokémon do mundo.