O que é um trânsito?
Em astronomia, um trânsito é quando observamos um corpo celeste a passar em frente a outro corpo celeste. No nosso Sistema Solar, normalmente referimo-nos a trânsito quando o Sol é o corpo celeste de fundo. Estando a observar da Terra, os únicos planetas que podem passar entre o Sol e a Terra são Mercúrio e Vénus. De facto, existe um outro trânsito bem conhecido de todos que acontece quando a Lua passa em frente ao Sol. Porém, tendo em conta as distâncias e o tamanho dos corpos, este trânsito é especial e tão grande que pode ocultar completamente o Sol. Neste caso referimo-nos a um eclipse total do Sol, mas no fundo, no fundo, é também um trânsito.
Porque é que os trânsitos são importantes?
As observações de trânsito no nosso Sistema Solar foram, durante muito tempo, oportunidades únicas para descobrir propriedades fundamentais desses planetas. Estas observações permitiram, entre outras coisas, calcular com mais precisão as distâncias entre os planetas e o Sol, assim como detetar, pela primeira vez, a presença da atmosfera em Vénus. Hoje em dia, as observações de trânsito de planetas são usadas para descobrir planetas extra-solares (planetas fora do nosso Sistema Solar, que orbitam outras estrelas da nossa galáxia). Além disso, permitem também medir o tamanho desses mesmos planetas. No caso de trânsito em outras estrelas, os astrónomos observam continuadamente e medem com grandecalendário precisão a luminosidade das estrelas. Quando o planeta transita em frente da estrela, este ofusca parte da sua luz reduzindo assim a sua luminosidade. Quanto maior for o planeta mais luz ele tapa da estrela. E assim, medindo a diminuição da luminosidade da estrela, é possível detetar e medir o tamanho dos planetas extra-solares.
Onde podes vê-lo?

Como ver este fenómeno em segurança?
É muito importante que não olhes diretamente para o Sol sem teres uns óculos especiais (usados para ver eclipses) ou um filtro especial. Vê mais informações no site do Observatório Astronómico de Lisboa