Há dois meses atrás, António tinha acabado de ganhar a semifinal europeia da Young America Grand Prix (YAGP), em Paris. Por isso, o jovem de Leiria voou para Nova Yorque, na última semana de abril, para participar na grande final do maior concurso de ballet do mundo.
Com 12 anos e uma flexibilidade que só se consegue com muita experiência e treino, António encantou o público com os seus passos de dança, nas diversas fases do concurso, até a Gala Final de dia 29 de abril.
Esta não é a primeira vez que ele ganha a final da YAGP. Da primeira vez, o ano passado, tinha concorrido numa categoria mais baixa, por isso menos competitiva. Este ano teve de enfrentar perto de 4000 candidatos mas o seu talento e energia valeram-lhe o prémio grande como Júnior (12-14 anos).
Os vencedores receberam, entre outro prémios, bolsas de estudo para escolas de ballet conceituadas. No caso do jovem leiriense, o seu sonho de estudar na Royal Ballet de Londres está cada dia mais perto.
Este prémio deixou orgulhoso até o próprio Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que lhe enviou uma telegrama a parabenizá-lo.