Entrando na Biblioteca da Escola EB2,3/S de Caminha pelo átrio, logo vemos os cacifos que podemos utilizar para deixar os casacos e as mochilas.De seguida, com bloco, caneta, máquina fotográfica e gravador digital, avançamos para o interior da Biblioteca que está calma. Pendurados nas paredes, podemos ver oito quadros de escritores portugueses. Mesmo ao lado, está um relógio para que os alunos, professores e funcionárias possam controlar as horas.Em frente à porta de entrada, há uma estante especial onde estão os últimos livros comprados pela Escola: as novidades.
A Biblioteca tem muitas estantes cheias de livros de várias cores, formas e tamanhos: são quase sete mil amigos cheios de aventuras e de mistério, mas também de poesia e de arte; monografias locais, enciclopédias e dicionários, jornais e revistas como a Visão Júnior. Também há prateleiras de software educativo e não faltam os CD e os DVD, filmes e peças de teatro, jogos didácticos. Ali há também sete computadores e, apesar de não termos internet, nunca estão parados, porque há sempre alguém à espera para os utilizar.
A Biblioteca é um espaço acolhedor, cheio de luz, cheio de gente: uns a trabalhar e a estudar, outros a brincar e a jogar – alunos que pesquisam, professores com os seus alunos (a quem dão apoio) e até convidados, porque temos tanto orgulho nesta biblioteca (que começou a funcionar há cerca de dois anos) e na sua beleza, que qualquer pessoa que apareça pela primeira vez na escola é levada até lá para a conhecer.
Combinámos com o Pedro, que é o Presidente do CAB, uma entrevista para que nos falasse deste grupo de alunos tão dedicados à Biblioteca. O Pedro faz parte do CAB desde o quinto ano e, agora, é o seu presidente. Ele e os seus colegas ajudam as duas funcionárias a arrumar os livros nas estantes, a preencher as requisições, a aceitar as inscrições para a utilização dos computadores… e, como alguns livros se estragam com o uso, são eles que se dedicam a recuperá-los, colando capas e folhas, apagando riscos e rabiscos de alunos menos responsáveis. O Pedro informou-nos que, às vezes, sobretudo à hora do almoço, a que poderíamos chamar “hora de ponta”, há demasiada agitação e ruído e, por vezes, os mais barulhentos são convidados a sair de modo a que o ambiente fique mais calmo. O Pedro fala muito bem e, por isso, fizemos-lhe muitas perguntas às quais respondeu com muita calma. No final, deixou-nos esta mensagem: – Leiam, leiam para melhorar as notas, para crescerem intelectualmente!
Podemos dizer que a Biblioteca está sempre muito limpa e aqui sente-se um ar fresquinho! Não admira, porque as funcionárias são muito cuidadosas. Foi com elas que falámos, a seguir. A D. Gabriela e a D. Helena costumam anotar todos os movimentos de livros no computador e ajudam alunos e professores, porque na Biblioteca também podemos fazer trabalhos escolares, na zona gráfica, tirar fotocópias e digitalizar documentos na máquina multifunções. Ficámos a saber que, apesar de considerarem o seu trabalho muito exigente, adoram o movimento da Biblioteca. As manhãs são bastante atribuladas, com os apoios diários, as turmas inteiras que aparecem para uma aula de trabalho de pesquisa e as aulas de substituição. O intervalo grande da manhã e a hora do almoço são de grande confusão, porque os alunos, principalmente os mais novos, procuram estes tempos para jogar no computador e fazer jogos didácticos. Nos dias de chuva, nem imaginam como é! Mas tudo se consegue! Estas nossas amigas também nos falaram dos principais eventos que aqui acontecem ou que aqui são preparados: a “Feira do Livro”; “A Semana da Leitura”; a visita de escritores; e a mais recente, a “Poesia às Quintas”, que são sessões de poesia preparadas pelos alunos com a ajuda do professor de Teatro, ao som de música tocada por outros alunos da nossa escola: dá gosto ouvir! Na verdade, o ambiente agradável da Biblioteca acaba por provocar a visita assídua dos alunos e isso também faz despertar o gosto pela leitura.
Não podíamos ir embora sem falar com o coordenador da BE, o professor Paulo Bento, que se queixou da falta que faz a internet! Fizemos-lhe muitas perguntas e, sobre a Semana da Leitura, disse-nos que, sendo protagonistas os livros, há muitas actividades relacionadas com eles, e tudo isso faz aumentar a procura de livros, na Biblioteca. Também nos falou dos que têm tido mais sucesso entre os alunos: “Charlie e a Fábrica de Chocolate”, “Crepúsculo”, “O Rapaz do Pijama às Risca, a série de “Harry Potter”, as colecções relacionadas com futebol, “Objectivo Golo” e “Feras Futebol Clube”.
Enfim, muito mais teríamos para vos contar acerca deste espaço aparentemente tão reduzido, mas tão variado e entusiasmante para todos os que o frequentam.
Gostámos muito de vos apresentar a nossa bela Biblioteca, por isso, façam como nós: vão até lá e deixem que os livros vos encantem!
Nome do grupo de alunos – OS VINTE JÚNIORES
Nomes dos alunos – André Barbosa, Carlos Martins, Catarina Araújo, Cátia Oliveira, Diogo Costa, Duarte Lopes, Gabriel Sousa, Inês Afonso, Inês Matos, Jaime Pereira, José Cancela, Lígia Gonçalves, Madalena Porto, Mariana Ramos, Marta Mota, Melanie Curto, Mónica Pires, Nuno Roseiro, Samuel Cardoso, Tiago Rocha
Nome da professora – Ana Paula Ribeiro
Nome da escola – EB2,3/S de Caminha