Na sua quinta edição, o projeto TransforMAR conseguiu recolher mais 67 toneladas de plástico das praias portuguesas, elevando o total para 180 toneladas. Os resultados deste ano foram apresentados esta terça-feira, no Aquário Vasco da Gama, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado do Mar.
O cubo do TransforMAR para deposição de resíduos plásticos ou metálicos esteve instalado em 20 praias, em julho e agosto. O desafo consistia em convencer as pessoas a recolherem voluntariamente o lixo e a colocá-lo no cubo.
Parte do plástico recolhido foi encaminhado para fábricas portuguesas de roupa, para produzir t-shirts. Os resíduos que não puderam reentrar na economia foram entregues à artista Soraia Domingos, para criar trÊs esculturas (Labirinto de redes, Tartaruga gigante e A onda que ninguém quer surfar) com o propósito de consciencializar os portugueses para a necessidade de reduzir a poluição por plástico do litoral e do oceano.
O projeto, liderado pelo Lidl em parceria com o Electrão, Brigada do Mar, Marinha Portuguesa e Associação Bandeira Azul da Europa, teve o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente e da associação ambientalista Quercus.
Foi ainda realizada uma parceria com a Brigada do Mar, que resultou em 22 ações de limpeza no litoral, em zonas que se considerou terem alto risco de contaminação.
Projeto recolheu este ano 67 toneladas de plástico das praias portuguesas
Nos últimos cinco anos, foram já retiradas 180 toneladas de plástico pelo TransforMAR, um projeto promovido pelo Lidl, em parceria com a Electrão, Brigada do Mar, Marinha Portuguesa e Associação Bandeira Azul. Parte destes resíduos foram transformadas em roupa
Mais na Visão
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites