Desenhada por Anish Kapoor, o mais influente escultor britânico vivo, e por Cecil Balmond, o engenheiro de estruturas que consegue pôr de pé as ideias mais difíceis dos melhores arquitetos, a torre Orbit só conseguiu ser construída porque, neste processo, se envolveu um terceiro personagem: o multimilionário Lakshimi Mittal, o homem mais rico do Reino Unido e que é considerado o rei do aço. Adivinhem lá então de que material é feita esta torre, com 114,5 metros de altura? De aço, precisamente… E o seu nome oficial: ArcerolMittal Orbit, pois…
Desde a sua apresentação, a torre, instalada no novo Parque Olímpico de Stratford, entre o estádio do atletismo e a piscina, tem dividido opiniões. Como acontece com tantas obras de arte, uns amam-na e outros odeiam-na. Mas está ali para ficar e, não haja dúvidas, para desempenhar um papel central nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, entre 27 de julho e 12 de agosto.
Grandes números
- Com 114.5 metros de altura (mais 22 do que a Estátua da Liberdade, em Nova Iorque), é a maior escultura do Reino Unido
- Pode receber 5 000 visitantes por dia e tem potencial para atrair cerca de um milhão de pessoas durante o seu primeiro ano de funcionamento.
- O acesso ao topo é feito por dois elevadores, com capacidade para 21 pessoas cada, capazes de transportar 500 a 770 pessoas por hora.
- Duas plataformas cobertas, com 300m2, oferecem uma excelente visão do Parque Olímpico e da cidade de Londres. Em dias limpos pode-se ver até 30 quilómetros de distância.
- Cerca de 2 mil toneladas de aço foram usadas na construção, das quais 63% foi de aço reciclado.
- Custo total da obra: 27,2 milhões de euros, dos quais 23,5 milhões financiados pela ArcelorMittal, a maior empresa siderúrgica do mundo.
Leia mais na edição de abril da VISÃO VIDA & VIAGENS, que chega às bancas, na quinta-feira 29 de março, com a VISÃO