Em comunicado hoje divulgado, a TAP afirma deixar de operar no Terminal 2 (T2) do Aeroporto de Lisboa, algo que terá sido solicitado pela ANA – Aeroportos de Portugal. À semelhança da TAP, também a SATA Internacional e a AeroVip mudam as suas operações o Terminal 1 a partir de 20 de março.
Assim, o despacho de voos domésticos, onde se incluem os destinos de Porto, Faro, Madeira e Açores serão efetuadas a partir deste terminal.
O T2, agora livre no Aeroporto de Lisboa, deverá ser ocupado pela lowcost britânica easyJet, algo que a torna na primeira companhia aérea a ter uma área própria num aeroporto português. Esta situação não deverá ser definitiva já que nesse espaço poderão ser instaladas as operações de outras companhias low cost. No entanto, para já o Terminal 2 estará reservado unicamente para a easyJet, companhia que no início deste mês anunciou mudar todos os seus voos para este terminal a 20 de março, o preciso dia em que TAP, SATA e AeroVip deixarão o local onde operam desde 2007.
A PressTur, citando fontes da TAP, afirma que para a companhia portuguesa a “concentração da operação no Terminal 1 tem vantagens operacionais, mas que não deixava de ser uma preocupação ver a maior concorrente em Lisboa “ganhar um Terminal só para si”.”
A easyJet apresenta novos destinos europeus a partir de Lisboa. São cinco as novas rotas que ligam a capital portuguesa às cidades de Amesterdão, Bordéus, Copenhaga, Oviedo e Veneza e terão início em abril, mas já disponíveis no site da companhia britânica.