Dramas Imperfeitos
Oh, grande senhor Baco!
"magnífico mosaico de textos teatrais portugueses cuja acção se elabora a partir do vinho"
Auto de Dom Fernando
Uma peça que alia uma elegância e bom gosto da escrita a uma densidade no discurso das personagens com situações dramáticas bem estruturadas e muito teatrais.
Auto do Físico
Jerónimo Ribeiro com o seu Auto do Físico fica muito à frente da farsa de Gil Vicente em termos de enredo.
Quem arde em tamanho fogo
"Revisitar o teatro de Camões é impressionante, teatralmente falando"
O Teatro segundo Prestes
"António Prestes deixou uma obra dramática relativamente extensa, constituída por uma moralidade e seis autos"
Diabo à italiana
A dramaturgia de Prestes é peculiar. O Auto de Ave Maria é uma moralidade, enquanto os restantes seis autos tratam de um teatro do quotidiano
Auto dos Sátiros
Seria curioso conhecer e ver em palco esta "arca de Noé" das tradições cénicas portuguesas
Auto de Florença
Este auto quinhentista, embora não ignorado, foi muito mal conhecido.
Crime e castigo do cidadão Ulysippo - 2ª Parte
As comédias de Vasconcelos recolhem e aproveitam uma riquíssima tradição dramática. Nelas se encontra, segundo Aníbal Pinto de Castro "um imenso cabedal de cultura posto ao serviço do género cómico"
Crime e castigo do cidadão Ulysippo - 1ª Parte
As personagens de Vasconcelos sentem o vazio, a decepção. Na Eufrosina, idealiza Lisboa e sente saudades, mas na Aulegrafia e por fim, na Ulysippo ataca a moralidade da cidade.
Vínculos dramáticos nos Inglesinhos - Eufrosina e Filodemo
Camões, no seu Largo, impera altaneiro do seu pedestal de bronze, (e está certo), mas quase apetece, erigir também, o vulto esquecido do elegante e discreto comediógrafo Jorge Ferreira de Vasconcelos. Seria justo e teatral, e o autor da Ulysippo, de que falarei no próximo artigo, bem merece. Mas, como disse Vasconcelos: "Tras um tempo, tempo vem". E sempre será tempo, de a cidade de Lisboa, reconhecer e agradecer ao seu maior dramaturgo.
Cariófilo "el gran garañón" de Portugal
A personagem don juanesca e imensamente sedutora de Cariófilo, que haveria de inspirar alguns autores castelhanos, como um D. João português, avant la lettre, precursor da universal personagem do burlador de mulheres de Tirso de Molina, e consequentemente também um dos pais do dissoluto D. Juan de Molière.