Tem uma scooter elétrica (ou microcarro) da Silence? Então provavelmente saberá que esta marca espanhola projeta os veículos atribuindo à bateria o papel central. Aliás, para a Silence, o acumulador de energia é tão importante quanto o próprio veículo. De tal modo que a bateria é independente, amovível, e tem uma vida que pode ir muito além da scooter ou do carro que alimenta. O melhor exemplo é este acessório, um inversor que transforma a bateria usada nos veículos da Silence num autêntico powerbank de grande capacidade, capaz de alimentar uma pequena casa durante alguns dias.

Bateria de grande capacidade transportável
Todos os veículos atuais da Silence, onde se incluem as scooters e o microcarro S04, usam a mesma bateria com 5,6 kWh de capacidade, o que garante interoperabilidade e trocas fáceis. Umas das grandes vantagens desta bateria é que é amovível e transportável graças a um mecanismo engenhoso, que transforma a bateria num trolley (com pega extensível e rodas). Como mostrámos na nossa análise das scooters Silence S01 e Seat Mó (o modelo da Seat é, essencialmente, uma S01 com a marca Seat). Além disto, a bateria inclui carregador interno, o que significa que pode ser, por exemplo, transportada para casa ou para o local de trabalho e carregada facilmente numa qualquer tomada standard.

O que é um inversor?
Um inversor elétrico é um dispositivo que converte corrente contínua (CC ou, do ingês, DC) em corrente alternada (CA ou AC). É essencial, por exemplo, em sistemas solares, onde transforma a energia gerada pelos painéis (em CC) numa forma utilizável por eletrodomésticos e pela rede elétrica (em CA).
Existem também inversores portáteis, que permitem obter energia em corrente alternada a partir de baterias (corrente contínua), como as de carros ou powerbanks. São úteis, por exemplo, para alimentar aparelhos elétricos em locais sem acesso à rede elétrica. Os inversores muito comuns em caravanas e veículos de emergência. Alguns powerbanks de grande capacidade incluem inversores para poderem apresentar tomadas elétricas convencionais.
Inversor de levar às costas
Quando vimos, pela primeira vez, o inversor protótipo da Silence, para adicionar tomadas elétricas standard (iguais às que temos em casa) à bateria, tratava-se de um módulo compacto, que encaixava por cima do ‘trolley’. Ora, infelizmente, a versão comercial é bem maior e pesada. Mas, a Silence encontrou uma solução para facilitar o transporte: o inversor está integrado numa mochila feita à medida.
Ou seja, podemos levar o inversor às costas e puxar a bateria com uma mão (não se esqueça que funciona como um trolley). Não é, propriamente, algo para uma criança fazer, mas o sistema é transportável q.b.. A grande dimensão e peso do inversor justiça-se pela potência e tecnologia: disponibiliza 3 kW de potência em contínuo e 6 kW de potência de pico.


Grande capacidade
Ao conjugamos a capacidade da bateria e a potência disponibilizada pelo inversor, percebemos que este conjunto é capaz de fornecer energia por muito tempo a aparelhos que usamos habitualmente. Por exemplo, um frigorífico com 300 litros de capacidade tem, em média, um consumo de 300 a 600 watts hora por dia (0,3 a 0,6 kWh), O que significa que os cerca de 5 kWh de capacidade útil da bateria permitem alimentar o frigorífico referido, sem restrições, por 8 a 16 horas.
Se usarmos este ‘powerbank’ para alimentar algumas lâmpadas LED, um mini-frigorífico e um pequeno televisor, podemos ter energia para alguns dias. Outra opção é usar este sistema como ‘gerador’ portátil para, por exemplo, dar energia a ferramentas elétricas numa obra numa zona sem eletricidade de rede. Ou para acampar, fazer um piquenique, alimentar uma cabana ‘off-grid’… São muitas as possibilidades.
Este acessório transforma as baterias Silence em powerbanks de alta capacidade e elevada potência, capazes de alimentar todo o tipo de aparelhos elétricos. Um extra muito valioso para quem já tem uma bateria Silence ou pensa adquirir um veículo desta marca
Para usar este sistema, basta ligar o Nomad Inverter à bateria, através de um cabo com uma ficha específica muito sólida. O inversor tem duas tomadas ‘schuko’ (as tomadas elétricas normais) e uma porta USB. Considerando a dimensão do aparelho, gostaríamos de ter mais tomadas e portas USB para carregamento de gadgets. Claro que tudo se pode resolver com extensões e tomadas múltiplas. Não há, propriamente, um indicador preciso do nível de carga, mas as baterias da Silence têm um anel luminoso que mostra o nível de carga aproximado (basta um toque na lateral da bateria). Importante: o inversor desliga-se quando o o nível de carga atinge os 5 a 10 porcento, de modo a proteger a bateria.

Usámos e abusámos deste inversor para uma série de experiências, incluindo alimentar um grelhador elétrico e umas luzes durante um piquenique, fornecer energia a três computadores portáteis e para usar uma rebarbadora e um berbequim. Até alimentou luzes e um frigorífico numa pequena casa rural. Parece-nos que o preço deveria ser um pouco mais baixo, até porque já há powerbanks com mais saídas e bateria própria que custam pouco mais. Mas nenhum destes powerbanks disponibiliza uns expressivos 5 kWh de capacidade!
Para quem já tem veículos Silence e, como tal, uma bateria compatível, este acessório é uma proposta muito tentadora. No fundo, ganha um gerador portátil de 3 kW de potência real e 5 kWh de capacidade por bem menos de €1000.
Tome Nota
Polestar 2 Long Range – Desde €53.400
Potência Muito bom
Portabilidade Satisfatório
Construção Muito bom
Saídas Satisfatório
Características Potência: 3000 watts (6000 watts pico) ○ Inversor de 48 volts DC para 230 Volts AC ○ Saídas: 2x tomadas Schuko (230 volts), USB 5 Volts ○ Peso: 6,8 kg ○ Dimensões (CxLxA): 45x20x8 cm (aproximado)
Desempenho: 4,5
Características: 4,5
Qualidade/preço: 4
Global: 4,3
