A utilização de Inteligência Artificial (IA) nos ambientes integrados de desenvolvimento (IDE) já é comum, com os programadores a contarem com a preciosa ajuda da IA para personalizar os IDE e a ajudar nas tarefas de programação. Os assistentes já conseguem ler e atualizar porções de código identificadas pelos programadores, permitindo ganhos de tempo e de eficiência.
A Google quer levar a utilização de IA na programação para outro patamar e apresentou, já no ano passado, o Gemini Code Assist. Na altura, a ferramenta não conseguiu convencer todos os programadores, apesar de ter sido reconhecida como sendo útil. Na altura, só estava disponível aos utilizadores de modalidades Gemini Advanced e outros clientes empresariais. Agora, a Google anuncia que o Code Assist vai ser gratuito e estar disponível para todos os utilizadores, noticia a ZDNet.
A oferta vai permitir à Google melhorar a ferramenta de forma mais rápida, pois quanto mais feedback de utilizadores recolher, mais correções vai conseguir produzir e disponibilizar.
Além da oferta do assistente, a Google disponibiliza várias ferramentas de integração em modo experimental ou com funcionalidades limitadas. Desta forma, os utilizadores podem testá-las gratuitamente antes de decidir se optam pela aquisição de uma subscrição.
No que toca a limites, a Google revela que os programadores vão poder completar até 180 mil códigos por mês de forma gratuita, o que será suficiente para a maior parte dos utilizadores particulares. A integração já está disponível no VS Code, nos IDEs JetBrain, Firebase e Android Studio.