A Nvidia começou a disponibilizar esta segunda-feira um novo driver que acrescenta suporte para DLSS (Deep Learning Super Sampling) em 28 jogos. Recorde-se que o DLSS faz uma espécie de upscaling baseado em Inteligência Artificial, melhorando os jogos com uma resolução mais baixa e proporcionando taxas de fotogramas por segundo mais fluídas sem comprometer a qualidade de imagem.
A maioria destas melhorias está relacionada com o plugin DLSS do Unreal Engine 4, que permitiu aos programadores integrar DLSS nos seus jogos. Por exemplo, Alan Wake Remastered chegará no próximo mês já com suporte DLSS integrado, com a Nvidia a prometer o dobro do desempenho em 4K. Aliás, de acordo com os dados divulgados pelo fabricante, todas as gráficas GeForce RTX conseguirão ultrapassar os 60 fps (fotogramas por segundo) em 4K com as definições no máximo e o DLSS ativo. A título exemplificativo, uma RTX 2080 Ti passará de uma média de 70 fps para 120 fps.
Este software está certificado tanto para Windows 10 como para Windows 11 e o acréscimo destes 28 títulos faz com que a Nvidia já tenha ultrapassado a barreira dos 100 títulos com suporte para DLSS, segundo o The Verge. Entre eles encontram-se: Industria, Elder Scrolls Online, Deathloop, Diablo II: Resurrected, Far Cry 6, Hot Wheels Unleashed, New World e World War Z: Aftermath.
O download do driver 472.12 pode ser efetuado a partir da página oficial da Nvidia.