Os robôs humanoides da Unitree Robotics já são capazes de se aguentar num ringue de boxe, desferindo poderosos socos e ágeis pontapés. Os utilizadores puderam comprovar isso mesmo durante a primeira edição da Mecha Fighting Series, uma competição de boxe entre robôs organizada na China, numa estreia mundial. Os robôs foram colocados à prova em vários capítulos, incluindo duração da bateria e dos materiais, controlo em tempo real e coordenação de corpo inteiro.
Os ‘atletas’ eram controlados por equipas de quatro operadores humanos e mostraram as suas capacidades de boxe em combates um-para-um e batalhas de grupo. O Interesting Engineering conta que surgem vários vídeos nas plataformas sociais onde é possível ver os robôs G1 a desferir murros precisos, mas também outras situações em que os movimentos não foram perfeitamente sincronizados, com os socos a serem dados na direção oposta à do adversário.
O vencedor foi um bípede que resistiu aos socos do adversário e que conseguiu ripostar, desequilibrando-o e fazendo-o cair.
Antes dos combates, os robôs foram treinados e testados para conseguirem manter o equilíbrio e realizar movimentos suaves e precisos. Os G1 envolvidos estão equipados com poder de computação avançado, medem 1,32 metros de altura e destacam-se pela sua flexibilidade e agilidade superiores.
O evento serviu para a China demonstrar as suas capacidades nos segmentos da robótica e da Inteligência Artificial e dá um vislumbre sobre como os desportos de combate podem vir a evoluir num futuro próximo.