A SAP, empresa especializada em software empresarial e uma das maiores tecnológicas da Europa, está a reforçar a aposta em serviços e funcionalidades de Inteligência Artificial. “Queremos tornar a vida dos nossos clientes mais fácil. O nosso software é altamente configurável para endereçar as necessidades das pessoas”, explicou Muhammad Alam, responsável de engenharia de produto na SAP, num evento online de apresentação antecipada das novidades à imprensa, no qual a Exame Informática participou.
Uma das grandes novidades está no conceito de superagente de Inteligência Artificial – na prática, um assistente digital que é capaz de dar acesso a outros assistentes digitais, com capacidades e conhecimentos mais especializados e que podem realizar tarefas específicas. Aquele que é o assistente principal da SAP, o Joule, vai agora ter integrados outros “agentes de IA”, com a empresa alemã a ter anunciado nesta fase de lançamento dois agentes: um dedicado para a resolução de conflitos entre empresas e clientes, o que poderá incluir a análise de faturas incorretas e em falta, créditos não aplicados e pagamentos recusados ou duplicados; e um outro agente para a área da contabilidade, que será capaz de automatizar tarefas relacionadas com o processamento de faturas.
“[São novidades que] Vão ajudar as empresas a desbloquear a sua produtividade”, destacou Muhammad Alam durante a apresentação.
A gigante alemã anunciou ainda que, a partir do próximo ano, permitirá que empresas e programadores desenvolvam novos agentes de IA que poderão depois ser integrados e acedidos através do Joule.
O segundo grande anúncio da empresa, integrado no evento SAP TechEd, está na integração de funcionalidades de IA generativa na plataforma de desenvolvimento de aplicações SAP Build. Os responsáveis da tecnológica antecipam que esta nova funcionalidade não só facilitará a criação de mais aplicações por mais pessoas, como ajudará os profissionais do setor a criarem código de melhor qualidade. Esta aposta será particularmente útil no desenvolvimento de projetos feitos nas linguagens de programação Java e Javascript, com os ganhos de produtividade a poderem chegar aos 30%, segundo a apresentação da empresa.
Por fim, a SAP anunciou ainda a integração de vários grandes modelos de Inteligência Artificial, de diferentes empresas, na sua plataforma empresarial. Entre os parceiros anunciados estão os modelos Claude 3.5 Sonnet da Anthropic, o Granite da IBM, o Llama 3.1 70B da Meta e o Large 2 da Mistral. O objetivo é permitir que os clientes possam usar diferentes modelos para diferentes necessidades de negócio, mas sem ser necessário aceder a diferentes plataformas, estando tudo centralizado no núcleo de IA da SAP.
A tecnológica reforçou ainda o compromisso com o projeto de dar competências digitais a dois milhões de pessoas até 2025, garantindo estar no caminho para atingir o objetivo dentro do prazo definido.