A Thrive Capital liderou a nova vaga de investimento da OpenAI, que foi concluída nesta quarta-feira e com um valor de 6,6 milhões de dólares (5,9 mil milhões de euros ao câmbio atual) recolhidos. No total, a OpenAI já angariou 17,9 mil milhões de dólares nas suas diferentes rondas de financiamento e está agora avaliada em 157 mil milhões de dólares (cerca de 142 mil milhões de euros). Entre os investidores desta ronda, encontramos nomes habituais como a Thrive Capital (1,3 mil milhões), a Microsoft (pouco menos de mil milhões), a Nvidia (100 milhões) ou o SoftBank (500 milhões).
A empresa já agradeceu publicamente esta nova conquista: “O novo investimento vai permitir-nos duplicar a nossa liderança na investigação na Inteligência Artificial, aumentar a capacidade de computação e continuar a construir ferramentas que ajudarão as pessoas a resolver problemas difíceis. Agradecemos aos nossos investidores pela confiança e estamos ansiosos por trabalhar com os nossos parceiros, programadores e comunidade alargada para definir um ecossistema baseado em Inteligência Artificial e um futuro que beneficie todos”, cita o Techcrunch.
A OpenAI terá ainda pedido aos investidores desta ronda que evitassem apoiar as startups rivais deste setor, como a Anthropic ou a xAI, mas esta informação ainda não foi confirmada oficialmente. A empresa que criou o ChatGPT continua a ‘queimar’ dinheiro para treinar os seus sistemas de IA e criar produtos que tirem partido desta tecnologia.
Outra fatia importante do investimento vai para o orçamento necessário para recrutar o melhor talento na área, o que deverá permitir continuar a desenvolver os atuais (como o GPT-4o, GPT-4o Mini e o GPT-o1, este último especializado em tarefas de raciocínio) e novos modelos de IA. Os números mais recentes, não confirmados, revelam que a OpenAI gastou sete mil milhões de dólares para treinar os seus modelos e 1,5 mil milhões com os funcionários. Sabe-se que, a certa altura, o custo diário de operação do ChatGPT chegava aos 700 mil dólares.
O ChatGPT, produto mais popular da empresa, conta com 250 milhões de utilizadores, dos quais 10 milhões são pagantes, com a empresa a contar obter 2,7 mil milhões de dólares de receitas este ano. As projeções otimistas da empresa apontam para 100 mil milhões de receitas em 2029.