A Comissão Europeia pediu mais detalhes sobre riscos específicos das funcionalidades Copilot no Bing e Criação de Imagem através do Microsoft Designer. Os executivo comunitário suspeita que a Microsoft possa estar a violar o Regulamento dos Serviços Digitais (DSA, na sigla em inglês) e receia o impacto das ‘alucinações’, da disseminação deepfakes e da manipulação automatizada de serviços.
A empresa tecnológica tem até ao dia 27 de maio para responder ao pedido de informação da Comissão Europeia. Se não responder a tempo, a Microsoft pode enfrentar uma multa pesada, com um valor equivalente a até 1% das receitas anuais e multas periódicas de até 5% da média das receitas diárias, noticia o EuroNews.
Um porta-voz da Microsoft afirma que a empresa está “fortemente empenhada” em disponibilizar experiências online seguras e a trabalhar com os reguladores neste tema. “Estamos a cooperar totalmente com a Comissão como parte do pedido voluntário de informações e continuamos empenhados em responder às perguntas e a partilhar mais sobre a nossa abordagem à segurança digital e cumprimento do DSA”, afirma.
Além do uso da IA generativa no Bing, a Comissão Europeia enviou pedidos formais de informação à Google, Facebook, Instagram, Snapchat, TikTok, YouTube e X precisamente sobre o mesmo tema, com o objetivo de assegurar a integridade dos processos eleitorais futuros.