A Alibaba anunciou que vai encerrar o laboratório de computação quântica e doar todo o material experimental e equipamento à Universidade de Zhejiang. A decisão surge no meio da reestruturação do gigante chinês e afeta o laboratório que era explorado pela DAMO Academy, o braço interno de investigação da empresa. A Academy vai continuar o trabalho de investigação, com o objetivo de liderar o segmento da pesquisa em Inteligência Artificial.
De acordo com a Reuters, a equipa que trabalhava no laboratório é constituída por 30 pessoas que devem agora receber novas funções, embora a Universidade também tenha mostrado interesse em tentar contratar alguns destes especialistas para continuarem aí a desenvolver as suas experiências e investigação. O encerramento do laboratório é o passo mais recente da reestruturação anunciada em março pela Alibaba, que pretende dividir o negócio em seis unidades e alienar a divisão de computação na nuvem.
A DAMO Academy foi lançada em 2017 e dedica-se a explorar tecnologias avançadas, nomeadamente a IA e a aprendizagem de máquina.