A Salesforce já tinha anunciado que, em virtude das sanções aplicadas à Rússia, iria suspender a sua atividade no território. Ainda assim, muitas empresas russas terão sido apanhadas de surpresa ao verificar nesta quarta-feira que já não conseguiam aceder às suas contas Slack. Segundo a Axios, a maior parte dos clientes russos afetados são empresas diretamente impactadas pelas sanções económicas internacionais que preveem um corte imediato de serviços.
O Slack é usado pelas empresas como ferramenta de comunicação interna e também, por vezes, para partilha de ficheiros dentro das organizações, pelo que a perda de acesso tem implicações diretas na forma de operar no quotidiano de muitas organizações. A perda de acesso significa ainda que as empresas não tiveram ocasião de descarregar esses ficheiros.
A Salesforce emitiu um comunicado no início do mês onde confirmou que iria obedecer às sanções decretadas pelos EUA e por outros países onde opera, referindo que “em algumas circunstâncias, suspendemos contas [do Slack] sem aviso prévio, como exigido por lei. Estamos em contacto com os clientes afetados sobre o impacto destas ações no estado das suas contas, onde tal é permitido por lei”.
Às organizações russas, resta aguardar que as sanções sejam retiradas para que possam voltar a ter acesso ao Slack e aos seus ficheiros.