A Google já ensinou diferentes competências digitais – marketing, comércio eletrónico, otimização para motor de busca e relação online com o cliente, por exemplo – a 68 mil portugueses através do programa Atelier Digital, revelou no início da semana Nuno Pimenta, da Google Portugal, num evento no início da semana. Já a iniciativa focada no ensino de programação para Android foi concluída por 3300 pessoas, revelou a tecnológica à Exame Informática.
“Há muitos anos que na Google Portugal temos estado a investir localmente para o crescimento do ecossistema como um todo. Desde 2016 que iniciamos o Atelier Digital, que é um dos nossos principais programas de formação, treinamos mais de 68 mil pessoas e temos estado a contribuir para que as pessoas ganhem novos conhecimentos e possam progredir nas suas carreiras”, sublinhou o responsável pelas áreas de startups, retalho e viagem durante o anúncio do Google REx.
Mais recente é a formação em programação Android. A iniciativa foi anunciada formalmente em 2018 e lançada em março de 2019. “Em Portugal, 3300 pessoas foram treinadas nas sessões do Android
Training Program que decorreram em vários pontos do país. O objetivo do programa tem sido conectar futuros profissionais do mundo do desenvolvimento de aplicações da Web ao enorme catálogo de formação online e gratuita que existe”, explicou em resposta por e-mail Andrés Martínez, responsável pela ligação com a comunidade de programadores Android em Portugal e Espanha.
O curso, gratuito e disponível online, teve também uma componente presencial graças à parceria com várias instituições do ensino superior e que fizeram formações do treino de programação em Android, como foram os casos das universidades de Aveiro, Covilhã, Coimbra, Braga, Nova e Porto, e dos institutos politécnicos de Setúbal, Cávado e Ave, Gaia, Viana do Castelo e Leiria.
A formação foi procurada sobretudo por “alunos de escolas técnicas e de informática”, revela Andrés Martínez, com o foco a estar em ferramentas de programação para o Android 10, a versão mais recente do sistema operativo móvel da Google.
“O nosso objetivo foi oferecer ainda mais recursos aos estudantes – acreditamos que o Android Training Program é mais um contributo na formação destes alunos. Além do conteúdo puramente técnico (de programação Java e outras tecnologias), foram apresentados outros recursos de formação, como a Udacity e o Google Codelab que oferecem formação gratuita e atualizada sobre o desenvolvimento de aplicações Android e também sobre cloud, machine learning e desenvolvimento web”, detalhou o espanhol.
Apesar da pandemia provocada pela Covid-19, o responsável pelas relações com programadores adianta que a Google está a trabalhar para criar novas formações Android ainda em 2020, “expandindo o conteúdo e o número de centros”.