O Exército do Reino Unido recebeu quatro robôs de desativação de bombas e que vêm com tecnologia de feedback háptico avançado. Estes sensores colocados na ponta do braço mecânico permitem ao operador humano sentir o que estiver a ser agarrado ou tocado. Estes robôs, batizados de T7, têm lagartas todo-o-terreno e câmaras HD, sendo sido produzidos pelo fabricante militar Harris.
O feedback háptico vai revelar-se de extrema importância enquanto se desativam bombas, uma vez que é exigido um elevado nível de destreza, especialmente quando se lida com dispositivos armadilhados e que podem ser imprevisíveis. Ao sentir o que o robô está a tocar ou segurar, o operador humano poderá tomar melhores decisões e estar localizado num sítio remoto, em segurança.
Os T7 passaram uma bateria de oito semanas de testes intensivos, que incluiram missões no terreno, levantamento de pesos e tarefas de destreza no Reino Unido e nos EUA, noticia o Engadget.
O contrato com a Harris está avaliado em 70 milhões de dólares e prevê a entrega de mais 52 máquinas nos próximos tempos.