Uma startup portuguesa que consegue angariar 17,5 milhões de dólares de investimento? É um valor raro na história das tecnologias portuguesas, mas aconteceu com a Feedzai, uma empresa de Coimbra, que tem vindo a ganhar quota de mercado com algoritmos de machine-learning que detetam fraudes relacionadas com o comércio eletrónico ou com a banca eletrónica. Em março, a também portuguesa Farfetch chegou aos 176 milhões de euros – mas no história recente é difícil descobrir outra startup portuguesa que tenha angariado valores idênticos ou superiores aos 17,5 milhões de dólares (cerca de 16 milhões de euros) agora anunciados pela Feedzai.
A Feedzai começou por garantir os primeiros títulos de jornal, na década passada, com uma solução que permitia prever a evolução do estado clínico de um doente internado numa unidade de cuidados intensivos.
A capacidade para analisar dados e identificar tendências e exceções a essas tendências depressa abriu caminho noutros mercados: hoje, a empresa de Coimbra conta com uma delegação no Silicon Valley, Califórnia, e é a partir desse “posto avançado” que tem catapultado o seu negócio.
O investimento agora angariado vai ser aplicado na contratação de trabalhadores para os departamentos de engenharia e vendas, que terão como missão garantir a expansão geográfica do serviço.
À entrada de capital, juntou-se ainda a entrada de dois novos membros do conselho de administração: Patricia Kemp, da OAK HC/FT, Jonathan Weiner, ex‐Responsável de Desenvolvimento de Negócios Globais da Google para a área de Pagamentos Eletrónicos.
Patricia Kemp aponta o combate à fraude eletrónica como um negócio com grande potencial no mercado europeu e norte-americano. «As capacidades em big data science e machine learning, combinadas com a uma forte equipa de gestão, permitiram à Feedzai criar um poderoso portfólio de soluções antifraude para os maiores bancos do mundo, retalhistas e processadores de pagamentos», refere Patricia Kemp, citada pelo comunicado da Feedzai.
O novo financiamento será usado no reforço das equipas de engenharia e de vendas e na expansão da empresa para o mercado internacional.
Os números apresentados pela empresa sedeada no Instituto Pedro Nunes pretendem refletir o sucesso da empresa, e também a robustez da plataforma tecnológica: até à data, a ferramenta da Feedzai já analisou mais de 18 mil milhões de transações, que terão movimentado o correspondente a 760 mil milhões de dólares.
No final de de 2014, a interface que a empresa disponibiliza aos programadores terá registado um crescimento de 300% no que toca ao número de transações analisadas. Tendo como raio de ação o denominado big data (a análise estatística de grandes volumes de dados), a empresa pretende fazer a diferença com o desenvolvimento de ferramentas que facilitam o acesso à informação sob diferentes de vários departamentos de uma empresa.