Tendo em consideração que as empresas adotam cada vez mais um modelo de trabalho híbrido, a Google tem vindo a fazer diversas pequenas atualizações no Google Workspace, anteriormente denominado de G Suite, redesenhando o hub central para as aplicações de comunicação do Google, noticia o The Verge.
Assim, a gigante tecnológica irá adicionar a funcionalidade de realizar chamadas através da própria app do Gmail – e não pela aplicação Meet -, para outro utilizador da Google com o Google Meet, permitindo, assim, atender chamadas, além de continuar a permitir a participação em reuniões do Google Meet.
Mantendo como elemento central o serviço de emails, a Google impulsiona a implementação de outros serviços, como chamadas e videochamadas, na sua aplicação de e-mails, tendo em consideração a importância do Gmail para as mudanças que acontecem no Google Workspace. Com as mais recentes atualizações, o Gmail será, essencialmente, semelhante ao Outlook da Microsoft.
Para além desta mudança, agora a marca “Rooms” no Gmail irá denominar-se “Spaces”, um produto semelhante mas que a Google pretende que seja mais acessível para os utilizadores. Trata-se de uma área de trabalho colaborativo em tempo real que permite aos utilizadores interagirem por chat, partilhar anexos, criar projetos e outras funções.
“Com o Spaces, as equipas podem patilhar ideias, colaborar na preparação de documentos e fazer a gestão de tarefas a partir de um único lugar”, explicou Sanaz Ahari, diretor sénior de gestão de produto, numa publicação. “Todo o trabalho é preservado para referência futura e os membros da equipa podem facilmente participar e contribuir no momento que lhes for mais conveniente, tendo acesso a um histórico completo das conversas, contexto e conteúdo ao longo do caminho.”, acrescentou.
O Google Agenda irá agora também permitir responder a convites de reunião com a indicação da localização e ainda, em novembro, a empresa irá lançar o recurso “modo Companion” , um sistema que facilita a presença de utilizadores em reuniões híbridas, permitindo aos utilizadores fazer login numa reunião que envolva participantes presentes fisicamente numa sala e outros que participam remotamente.