A Apple está a preparar o terreno para um novo MacBook Air. Do lado de fora, não se esperam alterações, com a novidade a ser a integração dos novos processadores M4. Segundo a Bloomberg, estes novos MacBook Air devem começar a ser colocados no mercado já em março. O novo chip deve trazer melhorias de desempenho e de eficiência energética.
Os dados da Apple mostram que os novos chips são até 1,8 vezes mais rápidos que os M1 e conseguem ter velocidades até 3,4 vezes mais rápidas em tarefas específicas, como a renderização no Blender. Os chips M4 têm dez núcleos de processamento, dos quais quatro são de desempenho e os restantes seis são de eficiência. Uma análise publicada no Geekbench ao MacBook Air M4 mostra que a máquina tem um desempenho semelhante ao MacBook Pro o que, a confirmar-se, não deixa de ser um feito impressionante.
Outra vantagem da inclusão deste processador é o melhor desempenho em tarefas relacionadas com a Inteligência Artificial, uma vez que o M4 tem uma unidade de processamento neuronal que pode ser até três vezes mais rápida.
O novo MacBook Air M4 pode vir a suportar ligações a dois monitores externos em simultâneo, tal como acontece com o atual MacBook Pro M4. É expectável que este modelo esteja disponível em versões de 13 e 15 polegadas, possivelmente em OLED, com uma câmara frontal de 12 MP.
Ainda não há qualquer confirmação oficial sobre as características, preços e disponibilidade destas novas máquinas.