Os rumores já circulavam desde o final do ano passado, meses depois de a Huawei ter revelado o Mate XT, e, agora, novas informações reforçam a ideia deque a Samsung está a desenvolver um smartphone dobrável ao estilo ‘tri-fold’, ou seja, que se dobra em dois locais distintos, dando origem a um aparelho ‘tríptico’.
A informação é avançada pelo website sul-coreano SisaJournal, que revela que a Samsung quer uma abordagem diferente da que teve a Huawei. O Mate XT dobra-se em ‘S’ ou em ‘Z’, com um terço do ecrã a dobrar-se para fora e os outros dois terços para dentro.
No caso da Samsung, a proposta é uma dobra em ‘G’, ou seja, os dois terços laterais a dobrarem-se para dentro, protegendo-se os componentes do painel dobrável e reduzindo o risco de dano acidental. Ao que tudo indica, o dispositivo deve medir 12,4 polegadas quando aberto ou 10,5 polegadas quando dobrado.
Para tornar este conceito realidade, a Samsung deve explorar os ecrãs Flex G, que já apresentou em momentos anteriores. Com esta abordagem, a Samsung pretende aumentar a durabilidade dos equipamentos, depois de alguns utilizadores do Mate XT terem reportado algumas queixas, nomeadamente na do ecrã.
Enquanto a Huawei recebeu milhões de registos de pre-encomendas, nem todos se materializaram em compras e a fabricante deverá ter produzido e vendido entre 100 a 200 mil unidades. Com a Samsung, também se espera um limite de produção, eventualmente nas 300 mil unidades, o que indicia que o lançamento deve ser restrito geograficamente e não global.