O Pixel 8 e o Pixel 8 Pro chegaram em outubro do ano passado, marcando a estreia oficial dos smartphones da Google em Portugal. A tecnológica de Mountain View prepara-se para apresentar novidades na próxima edição do Google I/O, marcada para 14 de maio. Mas, ainda antes disso, revela que há mais um smartphone a caminho do mercado português: o Pixel 8a.
Que novidades traz o Pixel 8a?
O Pixel 8a está equipado com o processador Google Tensor G3, o mesmo que é utilizado nos restantes modelos da linha. O chip ‘alimenta’ as funcionalidades de Inteligência Artificial da Google, seja para a fotografia ou para a produtividade, desempenhando também um papel relevante na segurança.
A propósito de fotografia, o Pixel 8a dispõe de uma configuração de câmaras liderada por um sensor de 64 MP. A câmara principal é acompanhada por uma lente ultra grande angular de 13 MP e, para as selfies, há uma câmara frontal de 13 MP com um campo de visão amplo, realça a Google.
Ao smartphone mais ‘económico’ da linha chegam ferramentas de IA como a Melhor Take, o Editor Mágico ou a Borracha Mágica de Áudio, já integradas nos outros modelos da linha, e que prometem ajudar a tirar um maior partido das fotos e vídeos.
Há ainda espaço para opções como o Super Res Zoom de até 8x, além de funcionalidades como Borracha Mágica, Vídeo Noturno, Remoção de Desfoque e a Real Tone, que passa a estar disponível para os vídeos.
Produtividade e segurança
No que respeita à produtividade, o smartphone recebe funcionalidades suportadas por IA, como a Circle to Search. Através dela basta desenhar um círculo em torno de uma imagem, texto ou vídeo para fazer uma pesquisa rápida sobre o que está a ver.
A par do Assistente de Chamadas no Pixel, opções como a Tradução Instantânea ou o Resumo, que apresenta informações úteis quando precisa, estão incluídas na lista de funcionalidades do smartphone. Para tornar as chamadas mais expressivas, o Pixel 8a terá também Audio Emojis.
Além do Google Tensor G3, o Pixel 8a inclui o chip Titan M2 para reforçar a segurança. Ao todo, o smartphone conta com sete anos de suporte a atualizações de segurança e do sistema operativo Android. Já as Features Drops darão acesso a novas funcionalidades e melhorias, afirma a Google.
Design com novas cores
O smartphone conta com uma estrutura em alumínio polido com cantos arredondados. No design, a Google promete uma maior resistência a quedas, água e poeiras, com grau de proteção IP67. O novo ecrã Actua de 6,1 polegadas dispõe também de Gorilla Glass 3 para uma proteção adicional. Segundo a tecnológica, o ecrã é 40% mais brilhante que o display do Pixel 7a, contando com uma taxa de atualização de 120 Hz.
Aloe e Azul Baía estreiam-se no alinhamento de cores disponíveis, juntando-se aos anteriores tons Obsidiana e Porcelana. Não é só nas cores onde há novidades. Pela primeira vez na série A, há uma opção de armazenamento interno de 256 GB.
O Pixel 8a já pode ser pré-encomendado a partir de hoje, com os preços a começarem nos 559 euros, pela configuração com 8/128 GB de RAM e armazenamento interno. O smartphone chega oficialmente às lojas no dia 14 de maio, estando disponível a partir da Google Store, assim como na Vodafone e Worten. A Google avança que, entre os dias 7 de maio e 3 de junho, quem comprar um Pixel 8a num dos retalhistas oficiais pode trocar um smartphone qualificado e receber mais 150 euros.