A Sony quer impressionar os utilizadores com o sensor de imagem full-frame com obturador global da Alpha 9 III. Esta câmara consegue captar até 120 fotogramas por segundo, sem distorção ou blackout e conta com o sistema AF mais avançado da Sony até à data: focagem automática de IA com até 120 vezes os cálculos de focagem AF/AE por segundo e a capacidade de sincronizar o flash a todas as velocidades de captação.
Yann Salmon Legagneur, Diretor de Marketing IP&S da Sony, afirma que esta máquina foi “concebida a pensar nas necessidades e exigências dos fotógrafos profissionais” e que “todas as atualizações desta câmara – desde o sensor até ao tamanho, passando pela disposição dos botões e pelas funções de menu – foram realizadas para responder aos pedidos específicos de feedback da comunidade”.
Lá dentro, encontramos o sensor de imagem CMOS full-frame empilhado com o obturador global que tem aproximadamente 24,6 megapixeis efetivos e memória integrada, combinado com o mais recente motor de processamento BIONZ XR. A unidade de processamento de IA suporta vídeos e fotografias com um reconhecimento preciso da forma e do movimento dos sujeitos, proporcionando uma melhoria no desempenho do reconhecimento do olho humano.
A câmara possui modos de atraso de disparo selecionáveis, uma função pre-capture que permite recuar até um segundo e gravar o momento antes de premir o obturador e áreas de focagem personalizáveis para incluir tamanhos dos XS ao SL, em vez dos anteriores S, M ou L. As definições de focagem e zoom predefinidas podem ser memorizadas na câmara para uma mais rápida utilização.
A Alpha 9 III vai estar disponível a partir de janeiro de 2024 com um preço de venda aproximado de 7 mil euros.