A Xiaomi tem testado soluções para integrar câmaras fotográficas por baixo do ecrã do smartphone há alguns anos. A primeira geração nunca saiu do laboratório, a segunda também foi bastante restrita e esta terceira é a que deve chegar nos aparelhos vendidos a partir de 2021. A empresa não está sozinha nesta abordagem, com várias outras fabricantes a reportarem estar em diferentes estádios de desenvolvimento no que diz respeito a esta novidade. A ZTE será mesmo a primeira a lançar um telefone com este tipo de câmara, o ZTE Axon 20 5G, que chega à China a 1 de setembro.
A revelação da Xiaomi foi feita num vídeo publicado no seu canal de YouTube, onde é explicado o conceito: a câmara de selfie é colocada no canto superior do ecrã, por baixo do painel e consegue ‘ver’ através dos subpixéis (os elementos vermelho, verde e azul) que constituem cada pixel. Por ter sido usada exatamente a mesma densidade de pixéis do que no resto do ecrã, o ponto onde está localizada a câmara passa quase despercebido, noticia o The Verge. Um olhar mais pormenorizado ao vídeo publicitado revela que a localização da câmara pode ser percebida se estivermos a ver com atenção.
Ainda não se sabe qual a tecnologia do painel preferida pela Xiaomi para esta solução, se LCD ou OLED, nem que tipo de resolução podemos esperar das câmaras.
A marca chinesa confirma apenas que os primeiros smartphones com esta funcionalidade chegam ao mercado no próximo ano.