A NASA anunciou que sua missão Lucy, destinada a investigar os primórdios do Sistema Solar já arrancou, estando o veículo destinado a explorar os asteroides Trojan, perto de Júpiter. Lucy tem dois conjuntos de painéis solares com cerca de oito metros de largura e que lhe irão carregar as baterias ao longo do percurso. O veículo vai orbitar em torno do Sol enquanto se prepara para o primeiro voo assistido por gravidade, previsto para outubro de 2022.
A missão vai ser longa, com outro voo assistido marcado para 2024 e o primeiro vislumbre de asteroides estimado para 2025. Em 2027, a sonda deve começar a ver os primeiros Trojan e depois Júpiter. O plano partilhado pela NASA prevê quatro voos rasantes e o regresso à Terra para novo voo assistido em 2031, antes de voltar para visitar o segundo grupo de asteroides em 2033, noticia o Engadget.
Entretanto, a NASA prevê lançar outro veículo de exploração, o Psyche, em 2022, que se destina a visitar o asteroide metálico com o mesmo nome em 2026 e passar 21 meses a determinar a sua origem.
Thomas Zurbuchen, administrador da NASA, afirma que esta “verdadeira missão de descoberta, a Lucy tem plenas oportunidades para aprender mais sobre estes misteriosos asteroides Trojan e melhor perceber a formação e evolução do sistema solar embrionário”.
Atualmente, a aeronave está a viajar a 108 mil km/h numa trajetória em órbita do Sol.