A primeira instalação deve ocorrer no campus da própria empresa. O SkyTran vai permitir transportar duas pessoas por cápsula, a velocidades até aos 70 km/h. Este tipo de propostas já começou em 1990 e foi feita a cidades como Tempe, nos EUA, a Kuala Lumpur, mas nunca singrou.
A Israel Aerospace Industries está a colaborar com a empresa dos EUA para terminar a construção do SkyTran no máximo daqui a um ano. O início dos trabalhos está marcado para daqui a três meses. Em Tel Aviv, a pista vai ser um círculo com cerca de 20 quilómetros, para levar passageiros à volta do campus, explica a Wired. Se o projeto correr bem, a solução poderá ser aplicada na cidade.
O CEO da empresa SkyTran explica que o sistema pode atingir velocidades até 240 km/h e vai conseguir transportar até 12 mil pessoas por pista e por hora.
As cápsulas devem mover-se a flutuar acima dos carris, tornando-se uma boa solução para cidades com excesso de automóveis e de pessoas. O sistema é automatizado, pelo que o utilizador só tem de chamar uma cápsula pelo telemóvel e encontrar-se no local marcado inicialmente. O SkyTran não precisa de energia para manter as cápsulas a flutuar e em movimento, uma vez que usa levitação magnética passiva. Um arranque inicial de eletricidade coloca a cápsula a mover-se até aos 30 km/h e a levitar cerca de um centímetro acima dos carris.
Espera-se que o sistema seja estreado já no próximo ano.