O "bom pai de família" digital existe?
É que no cenário digital atual, os dados pessoais tornaram-se a moeda de troca mais valiosa. Desde as redes sociais até aos serviços de streaming e de comércio eletrónico, todos estão em busca dos nossos dados.
Phishing é crime (mas também responsabilidade do banco!)
Uma coisa é a responsabilidade criminal e outra é a responsabilidade civil de instituições que devem guardar e proteger, a coberto de um contrato de depósito, o dinheiro que os clientes lhe confiam. Razão pela qual, mesmo que o processo-crime termine arquivado, não sobejam dúvidas de que os bancos continuam a ter responsabilidades perante os seus clientes, quando estes são vítimas
A regulação condiciona a inovação? Não me parece
Com grande poder vem também uma grande responsabilidade. E a necessidade de estabelecer limites torna-se imperativa para garantir a ética e a segurança de qualquer nova tecnologia, seja a IA ou qualquer outra
RGPD: com pouco tempo se protege muito o futuro
A União Europeia tem feito um esforço significativo para criar regras e proteger os direitos dos cidadãos. Compreendeu, antes de os próprios Estados-Membros o fazerem, os riscos, a falta de preparação e a necessidade de criar ou reforçar os direitos destes na economia digital.
A Tik Tok de caixa
Seja num mercado digital mais liberal (Modelo Americano), ou num modelo centrado nos direitos do utilizador digital (Modelo Europeu), ambos conseguem percecionar o risco da utilização de plataformas como o TikTok, que não correspondem nem a um nem a outro.