Portugal 'deluxe' está a crescer
Ainda há falta de oferta no segmento de topo, mas crescem os projetos nacionais e o consumo nesta área. Dos carros ultra-artesanais aos cheiros da Comporta. Fique a conhecer estas e outras marcas de luxo que estão a brilhar em Portugal na edição de agosto da Exame, já nas bancas
Olá destrona Nestlé na liderança da reputação
Marca de gelados da Unilever é a mais bem-vista pelos consumidores portugueses. Nestlé desce para a segunda posição, seguida pela Mercedes, que mantém o lugar ocupado na edição do ano passado do estudo da Marktest. Conheça o ranking das 50 marcas mais admiradas pelos portugueses na edição de junho da Exame, já nas bancas
Diversidade gera competitividade
A gestão em Portugal continua a ser um território de homens de pele branca, fato escuro e gravata, sustenta o responsável pelos anunciantes globais da Google, Pedro Pina, que lidera a partir de Londres a relação dos maiores anunciantes do mundo com a Google, empresa que apoia a diversidade. “Out and Proud” (assumido e orgulhoso) é a frase que aparece no final da assinatura dos e-mails de Pedro Pina, ele próprio patrocinador executivo da comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgénero) da Google na Europa. “Trabalhar com a nossa plena personalidade e a nossa plena energia é do melhor que há”, defende.
“O Estado ainda acha que é dono e senhor disto tudo”
Portugal está cheio de oportunidades no turismo. Mas tem uma “máquina” no Estado que impede o país de avançar, queixa-se Álvaro Covões, diretor-geral da Everything is New, empresa responsável pelo festival NOS Alive e que tem estado a dar passos sólidos na internacionalização, nomeadamente através do Festival de Fado, que já levou a sete cidades da Europa e América Latina
“É preciso olhar o Rock in Rio como uma construção no mundo”
A empresa que gere o Rock in Rio em Portugal tem um prejuízo de 1,3 milhões de euros. Na grande entrevista de maio da EXAME, já nas bancas, Roberta Medina, vice-presidente, afirma que esse é o custo do investimento no sonho de construir uma marca global
"Não há (homens desconfortáveis por serem chefiados por mulheres), ou então são muito bons a disfarçar"
A diretora-geral da L'Oréal Portugal fala sobre a liderança da filial que é a referência europeia em diversidade e equidade laboral. A solidão e o trabalho árduo no caminho até ao topo e a importância da hiperexigência feminina são outros dos temas
"Portugal é um país paternalista"
Diz Paul Evans, responsável pelo ranking Global Talent Competitiveness Index na grande entrevista de abril da EXAME, já nas bancas. Para o especialista mundial em recursos humanos, em Portugal há falta de delegação de poder, poucos chefes que tomem todas as decisões e uma cultura de amizades e famílias que tornam o país e as empresas nacionais pouco preparadas para atrair e reter talentos.
"Portugal é um país paternalista"
Falta de delegação de poder, poucos chefes que tomam todas as decisões e uma cultura de amizades e famílias tornam o país e as empresas nacionais pouco preparados para atrair e reter talentos, diz o especialista mundial em recursos humanos. Dar desafios aos colaboradores, instituir uma cultura de mérito e desenvolver os 70% da população que não fazem parte das elites é o caminho
Os negócios da comida saudável
Da abóbora biológica à cerveja orgânica. Da piza sem glúten à comida crua. Dos superalimentos aos sumos detox. O mercado da comida saudável está a crescer. Será assim tão apetitoso? As redes sociais e a Internet estão cheias de receitas e de imagens de pratos saudáveis, biológicos, orgânicos, livres de glúten ou sem lactose, baseados em superalimentos. Antes, a distinção fazia-se entre os carnívoros e os vegetarianos. Hoje, o tema tornou-se mais complexo e nele reside uma infinidade de dietas alimentares a que os mercados e as marcas estão a tentar dar resposta. Das empresas agrícolas, passando pelas indústrias agroalimentares e acabando nas novas fórmulas de retalho, o apetite por esta fatia do negócio está a aumentar.
“Não há (homens desconfortáveis por serem chefiados por mulheres), ou então são muito bons a disfarçar”
Inês Caldeira foi a primeira mulher e a pessoa mais jovem (aos 35 anos) a assumir a liderança de uma filial do grupo de produtos de higiene pessoal e beleza L’Oréal. Em entrevista EXAME de janeiro, a diretora-geral da L'Oréal Portugal fala sobre a liderança da filial que é a referência europeia em diversidade e equidade laboral. A solidão e o trabalho árduo no caminho até ao topo e a importância da hiperexigência feminina são outros temas. Já nas bancas.
Os negócios da comida saudável
Da abóbora biológica à cerveja orgânica. Da piza sem glúten à comida crua. Dos superalimentos aos sumos detox. O mercado da comida saudável está a crescer. Produções agrícolas, indústrias agroalimentares e novas fórmulas de retalho mostram um apetite crescente por esta fatia do negócio. Conheça estas novas tendências no número de janeiro da EXAME, já nas bancas.
Angola e Brasil puxam pelas vendas da francesa Christofle
Marca de artigos de mesa de luxo ganha clientes em Portugal com o serviço à medida. Hotelaria, angolanos e brasileiros impulsionam negócio
"Nos Estados Unidos os criativos são respeitados"
Foi um dos publicitários mais premiados na última edição do Festival Internacional de Criatividade, em Cannes, e está à frente do departamento criativo da agência Grey, em Nova Iorque. João Coutinho está fora de Portugal há quatro anos e fala sobre a experiência de trabalhar em grandes mercados como os EUA e o Brasil.
Como se põe o gin na moda
A bebida que pôs o país doido ao ser servida em copo de balão e com mil e uma ervas e especiarias está em destaque na EXAME de Outubro, já nas bancas. As marcas conquistaram pontos de venda e somam consumidores. Uma das histórias que contamos é a de Anshuman Vhora, o criador da Bulldog, que deixou o sector financeiro nos EUA para se lançar no gin.
Inteligência artificial chega ao marketing
Anunciantes, agências de meios e consumidores estão no centro de um "admirável mundo novo" que se abre se está a abrir com a aplicação da inteligência artificial ao marketing. Na EXAME de setembro revelamos como é que a informação sobre o consumidor e de padrões de comportamento estão a ser usados para vender, sem a intervenção humana.
A oportunidade do Príncipe
Investimento de 110 milhões de euros está a dinamizar a ilha do Príncipe.