Portugal 'deluxe' está a crescer
Ainda há falta de oferta no segmento de topo, mas crescem os projetos nacionais e o consumo nesta área. Dos carros ultra-artesanais aos cheiros da Comporta. Fique a conhecer estas e outras marcas de luxo que estão a brilhar em Portugal na edição de agosto da Exame, já nas bancas
Olá destrona Nestlé na liderança da reputação
Marca de gelados da Unilever é a mais bem-vista pelos consumidores portugueses. Nestlé desce para a segunda posição, seguida pela Mercedes, que mantém o lugar ocupado na edição do ano passado do estudo da Marktest. Conheça o ranking das 50 marcas mais admiradas pelos portugueses na edição de junho da Exame, já nas bancas
Diversidade gera competitividade
A gestão em Portugal continua a ser um território de homens de pele branca, fato escuro e gravata, sustenta o responsável pelos anunciantes globais da Google, Pedro Pina, que lidera a partir de Londres a relação dos maiores anunciantes do mundo com a Google, empresa que apoia a diversidade. “Out and Proud” (assumido e orgulhoso) é a frase que aparece no final da assinatura dos e-mails de Pedro Pina, ele próprio patrocinador executivo da comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgénero) da Google na Europa. “Trabalhar com a nossa plena personalidade e a nossa plena energia é do melhor que há”, defende.
“O Estado ainda acha que é dono e senhor disto tudo”
Portugal está cheio de oportunidades no turismo. Mas tem uma “máquina” no Estado que impede o país de avançar, queixa-se Álvaro Covões, diretor-geral da Everything is New, empresa responsável pelo festival NOS Alive e que tem estado a dar passos sólidos na internacionalização, nomeadamente através do Festival de Fado, que já levou a sete cidades da Europa e América Latina
“É preciso olhar o Rock in Rio como uma construção no mundo”
A empresa que gere o Rock in Rio em Portugal tem um prejuízo de 1,3 milhões de euros. Na grande entrevista de maio da EXAME, já nas bancas, Roberta Medina, vice-presidente, afirma que esse é o custo do investimento no sonho de construir uma marca global
"Não há (homens desconfortáveis por serem chefiados por mulheres), ou então são muito bons a disfarçar"
A diretora-geral da L'Oréal Portugal fala sobre a liderança da filial que é a referência europeia em diversidade e equidade laboral. A solidão e o trabalho árduo no caminho até ao topo e a importância da hiperexigência feminina são outros dos temas
"Portugal é um país paternalista"
Falta de delegação de poder, poucos chefes que tomam todas as decisões e uma cultura de amizades e famílias tornam o país e as empresas nacionais pouco preparados para atrair e reter talentos, diz o especialista mundial em recursos humanos. Dar desafios aos colaboradores, instituir uma cultura de mérito e desenvolver os 70% da população que não fazem parte das elites é o caminho
"Portugal é um país paternalista"
Diz Paul Evans, responsável pelo ranking Global Talent Competitiveness Index na grande entrevista de abril da EXAME, já nas bancas. Para o especialista mundial em recursos humanos, em Portugal há falta de delegação de poder, poucos chefes que tomem todas as decisões e uma cultura de amizades e famílias que tornam o país e as empresas nacionais pouco preparadas para atrair e reter talentos.
Os negócios da comida saudável
Da abóbora biológica à cerveja orgânica. Da piza sem glúten à comida crua. Dos superalimentos aos sumos detox. O mercado da comida saudável está a crescer. Será assim tão apetitoso? As redes sociais e a Internet estão cheias de receitas e de imagens de pratos saudáveis, biológicos, orgânicos, livres de glúten ou sem lactose, baseados em superalimentos. Antes, a distinção fazia-se entre os carnívoros e os vegetarianos. Hoje, o tema tornou-se mais complexo e nele reside uma infinidade de dietas alimentares a que os mercados e as marcas estão a tentar dar resposta. Das empresas agrícolas, passando pelas indústrias agroalimentares e acabando nas novas fórmulas de retalho, o apetite por esta fatia do negócio está a aumentar.
Os negócios da comida saudável
Da abóbora biológica à cerveja orgânica. Da piza sem glúten à comida crua. Dos superalimentos aos sumos detox. O mercado da comida saudável está a crescer. Produções agrícolas, indústrias agroalimentares e novas fórmulas de retalho mostram um apetite crescente por esta fatia do negócio. Conheça estas novas tendências no número de janeiro da EXAME, já nas bancas.
“Não há (homens desconfortáveis por serem chefiados por mulheres), ou então são muito bons a disfarçar”
Inês Caldeira foi a primeira mulher e a pessoa mais jovem (aos 35 anos) a assumir a liderança de uma filial do grupo de produtos de higiene pessoal e beleza L’Oréal. Em entrevista EXAME de janeiro, a diretora-geral da L'Oréal Portugal fala sobre a liderança da filial que é a referência europeia em diversidade e equidade laboral. A solidão e o trabalho árduo no caminho até ao topo e a importância da hiperexigência feminina são outros temas. Já nas bancas.
Angola e Brasil puxam pelas vendas da francesa Christofle
Marca de artigos de mesa de luxo ganha clientes em Portugal com o serviço à medida. Hotelaria, angolanos e brasileiros impulsionam negócio
"Nos Estados Unidos os criativos são respeitados"
Foi um dos publicitários mais premiados na última edição do Festival Internacional de Criatividade, em Cannes, e está à frente do departamento criativo da agência Grey, em Nova Iorque. João Coutinho está fora de Portugal há quatro anos e fala sobre a experiência de trabalhar em grandes mercados como os EUA e o Brasil.
Como se põe o gin na moda
A bebida que pôs o país doido ao ser servida em copo de balão e com mil e uma ervas e especiarias está em destaque na EXAME de Outubro, já nas bancas. As marcas conquistaram pontos de venda e somam consumidores. Uma das histórias que contamos é a de Anshuman Vhora, o criador da Bulldog, que deixou o sector financeiro nos EUA para se lançar no gin.
Inteligência artificial chega ao marketing
Anunciantes, agências de meios e consumidores estão no centro de um "admirável mundo novo" que se abre se está a abrir com a aplicação da inteligência artificial ao marketing. Na EXAME de setembro revelamos como é que a informação sobre o consumidor e de padrões de comportamento estão a ser usados para vender, sem a intervenção humana.
A oportunidade do Príncipe
Investimento de 110 milhões de euros está a dinamizar a ilha do Príncipe.