O ‘Manual prático para a criação de micro-negócios e recurso ao crowdfounfing” faz parte do projeto Cria(c)tividade, que “visa despertar as pessoas que estão, sobretudo, desempregadas” para terem uma atividade por conta própria e ajudar quem tem os seus negócios em risco, disse à agência Lusa o presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca.
Com a ajuda do manual, os portugueses vão perceber que “passos têm que percorrer, que condições pessoais devem ter, que riscos poderão correr, que esforços lhes são pedidos” para criarem um negócio. “Há milhares de desempregados que possivelmente poderão vir a não ter trabalho por conta de outrem”, mas podem ter “a ousadia de criar o seu próprio posto de trabalho”, mas fazendo-o da “forma mais segura” para não arranjarem novos problemas”, disse Eugénio Fonseca.
O projeto Cria(c)tividade, desenvolvido pela Cáritas e co-financiado pelo Programa Operacional de Assistência Técnica/Fundo Social Europeu, termina no final deste mês e a organização quis deixar “um contributo, muito prático, de como se pode constituir um negócio e criar um novo posto de trabalho”.
Apesar do projecto terminar, a Cáritas vai continuar com a sua dinâmica porque “o país tem um grande problema para enfrentar”, o “drama do desemprego”, frisou Eugénio Fonseca, comentando que este será um dos dois “grandes desafios” que a classe política terá de enfrentar nas eleições legislativas e presidenciais.
O manual pode ser consultado
aqui.