A presidente da Associação Democrática de Defesa dos Interesses e da Igualdade das Mulheres (ADDIM) afirmou que das 27.318 queixas de violência doméstica apresentadas em 2013, dez por cento foram participadas por menores de 16 anos.
Em declarações à Lusa, Carla Mansilha Branco defendeu “a necessidade de começar este trabalho de sensibilização contra a violência doméstica na adolescência”, estando, por isso, a associação a desenvolver desde outubro o projeto “Educação+”, que envolve 1.100 alunos de escolas do concelho do Porto, que irão assistir a sessões de esclarecimento com especialistas.
A dirigente da ADDIM espera conseguir “que no final os jovens sejam capazes de perceber os sinais de alerta de uma situação de violência no namoro, ou de ‘bullying’, e que eliminem comportamentos assentes em crenças, tais como ‘ciúmes é prova de amor’, ou que se deve responder à violência com violência”.
O projeto “Educação+” está a decorrer nas escolas Alexandre Herculano e Cerco, no Porto, e de Valadares, em Vila Nova de Gaia.