O CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal) e a Microsoft têm uma parceria, desde 2006, destinada à formação tecnológica dos desempregados do setor têxtil do Vale do Ave, maioritariamente do sexo feminino. Ao longo dos anos, o programa foi-se estendendo a outros setores industriais tradicionais e passou e apostar, em 2010, na capacitação para o autoemprego e no desenvolvimento das competências empreendedoras dos formandos (Desafio Emprego XXI).
Este ano, porém, os planos mudaram mais uma vez. Além da formação tecnológica e do empreendedorismo, a Microsoft decidiu fazer uma doação pecuniária e em software, em valor superior a 140 mil dólares, para financiar o arranque, a 21 de maio, de mais um programa de incentivo direcionado para o emprego jovem na indústria do têxtil e do vestuário na zona do Vale do Ave.
A iniciativa chama-se Academia da Inovação e destina-se a profissionais dos 18 aos 24 anos. O objetivo passa por envolver cerca de 200 jovens por ano que terão de apresentar uma ideia de negócio/produto/serviço inovadora e com elevado potencial, a qual será avaliada por um júri. O “concurso” terá três ciclos por ano cada um deles com 70 jovens a competirem entre si. No final do processo, o jovem talento vencedor será orientado para quatro soluções: autoemprego (apoio na procura do financiamento); empregabilidade (apoio na inserção em empresas através de estágios); incorporação em centro incubador (sempre de base tecnológica têxtil); ou bolsa de talentos (apoio no saber vender a imagem pessoal e profissional).
O CITEVE foi a única instituição portuguesa escolhida para receber a doação pecuniária da Microsoft que, em toda a Europa, distribuiu 1,5 milhões de dólares (mais 170 milhões em doações de software) por 17 organizações não-governamentais (ONG).
Para mais informações e inscrições na Academia Inovação, os interessados devem contactar o CITEVE, através do e-mail secretariado.formacao@citeve.pt ou dos números de telefone 252 300 386/87.