De barco, mota, balão de ar quente, teleférico, a cavalo ou a pé, vários portugueses vão fazer parte da equipa de oito mil pessoas que serão responsáveis por transportar a chama da tocha olímpica até Londres, onde se realizam os Jogos Olímpicos de 2012.
Isabel Jonet, presidente do Banco Alimentar, e Filipa Ferreira, campeã nacional júnior de marcha, são duas das portadoras nacionais no dia 30 de Maio. Enquanto a primeira, de 52 anos, vai fazer um pequeno percurso perto de Liverpool, a segunda, de 17 anos, segurará a chama na zona de Acrefair, no País de Gales.
“É muito gratificante para o Banco Alimentar e para todas as pessoas que trabalham aqui porque é algo que é tão diverso da nossa atividade e daquilo que fazemos. Fiquei muito comovida e reconhecida com este convite”, assumiu Isabel Jonet à agência Lusa, acrescentado que espera “não ir a correr”.
A tocha olímpica percorrerá um total de 12.874 quilómetros e viajará durante 70 dias só pelo Reino Unido, entre 19 de maio e 27 de julho. Uma média de 115 pessoas, entre as quais figuras públicas, portadores de deficiências e cidadãos comuns designados pela organização ou pelos patrocinadores, transportarão diariamente a chama.
Os Jogos Olímpicos realizam-se entre 27 de julho e 12 de agosto.