Um grande encontro dedicado à temática da criança em risco, vai juntar muitas caras conhecidas no Montijo. Trata-se do III Fórum Abrigo – desta vez sobre O Papel da Sociedade Civil no Futuro: Um Tempo de Mudança – agendado para o próximo dia 1 de março, quinta-feira, no Cinema Teatro Joaquim de Almeida.
O evento contará com a participação de especialistas e a sessão de abertura ficará a cargo do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva (a confirmar), e de Pinto Monteiro, Procurador -Geral da República.
Seguem-se dois painéis de debate: o primeiro, às 11h20, sobre A Emergência do Terceiro Setor em Portugal, na área da Criança, com oradores como o Padre Lino Maia ou Manuela Ramalho Eanes; e o segundo, às 15h, sobre O Acolhimento Temporário de Crianças: Que prioridades e que modelo(s)?, moderado por Margarida Pinto Correia.
Quinze minutos antes da sessão de encerramento, prevista para as 17h30 com a presença do ministro Pedro Mota Soares, será a vez da intervenção dos três padrinhos da Associação Abrigo – Elisabete Jacinto, Paulo Futre e Ricardo. Antes, atua a Orquestra de Guitarras da Academia de Música de Alcochete, sob a batuta do maestro Gabriel Cruz.
A ABRIGO é uma associação de apoio à criança, sem fins lucrativos, empenhada em criar um centro de acolhimento para crianças em risco, entre os 0 e os 6 anos. Esta casa, que deverá ter múltiplas valências na área dos cuidados infantis, pretende vir a ser uma das mais importantes unidades do género em Portugal.
Dois outros projetos estão nos planos desta associação: um Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental e uma Unidade de Investigação em Crianças em Risco.