Nos últimos anos têm surgido novos termos e expressões no léxico do mundo do desporto. De GOAT a MVP, estas expressões tornaram-se parte do vocabulário desportivo utilizado pelos adeptos para descrever jogadores ou momentos desportivos.
GOAT – Com origem nos Estados Unidos, a palavra GOAT – que em português significa, no sentido literal, “cabra” – é sigla para “Greatest Of All Time” – ou “maior de todos os tempos”. Esta expressão é frequentemente usada para descrever grandes jogadores ou desportistas reconhecidos e distinguidos nas suas modalidades. Entre os atletas que carregam este título estão Maradona (no futebol), Michael Phelps (na natação), Simone Biles (na ginástica) e, claro, o português Cristiano Ronaldo, no futebol.
MVP – “Most valued Player”, ou “jogador mais valioso”, é um termo utilizado para descrever, sobretudo em desportos de equipa, o melhor jogador em campo durante o torneio ou competição. Semelhante ao prémio atribuído ao melhor jogador em campo após um jogo de futebol, a sigla MVP distingue o atleta indispensável para a equipa.
Rookie – ou “novato”, em português, é um termo utilizado para descrever um atleta iniciante numa determinada modalidade desportiva ou competição de forma profissional. Não sendo o exclusivo do léxico desportivo, “rookie” é atribuído ao estreante numa competição ou iniciante numa determinada tarefa.
Undergod – Também popularizado pelos desportos americanos, “underdog” – que na língua portuguesa se pode traduzir para “desfavorecido” – refere-se a alguém com poucas possibilidades de ganhar os jogos ou partidas. Ou seja, é aquela pessoa ou equipa com, à partida, menores hipóteses de vencer perante um adversário mais forte.
Tiki-taka – Baseado no estilo de jogo do Barcelona ao comando de Pep Guardiola, “Tiki-taka” envolve táticas de jogos que incluem passes mais curtos como forma de manter a posse de bola. A ideia é sobrepor-se ao adversário através do controlo da posse de bola, fazendo-o correr atrás da mesma sem hipóteses de interação no jogo
Golden Score – Popularizado nos últimos dias devido aos Jogos Olímpicos, a “Golden Score” – “golo de ouro”, em português – refere-se ao tempo de prolongamento após o empate entre dois adversários em termo regulamentar. É utilizado, sobretudo, no judo mas também em partidas de rugby ou hóquei. Geralmente, durante o “golden score” joga-se em modo de “morte súbtida”, ou seja, o primeiro a marcar vence a partida.