A família de Austen Macmillan contratou Jason Piquette há cerca de três anos para terapia de análise comportamental aplicada. Como parte das 20 horas de trabalho que realizam juntos, estavam a nadar na piscina da casa da família em Wellington, na Florida, EUA, até que decidiram, com um cronómetro, competir, à vez, para ver quem conseguia suster a respiração durante mais tempo debaixo de água.
Alex disse que percebeu que algo estava mal quando viu o cronómetro atingir cerca de cinco minutos numa das rondas de Piquette. “Eu sabia que era demasiado tempo”, disse Austen, mais tarde, à estação de notícias local ABC7.
O ato apelidado de heroico pelo seu terapeuta comportamental foi registado pelas câmaras de segurança da casa dos Macmillan, que mostram o rapaz a nadar até à parte mais funda da piscina, a mergulhar e a puxar Piquette para os degraus. De seguida, Austen tentou utilizar a função de desbloqueio de emergência no smartphone do seu terapeuta, mas sem sucesso, porque o botão do ecrã tátil que lhe permitia chamar os serviços de emergência médica estava partido.
Uma vez que os seus pais não estavam em casa na altura, Austen correu para o jardim para pedir ajuda, um momento que também foi captado pelas câmaras de segurança.
O rapaz regressou rapidamente para perto do seu terapeuta e começou a fazer compressões torácicas. Pouco depois, Piquette recuperou a consciência e começou a vomitar água e sangue.
O pai de Austen chegou a casa alguns minutos mais tarde e ligou então para o 911, o número de emergência norte-americano.
“Acho que desmaiei em cerca de 30 segundos e não sei porquê”, disse Piquette ao programa televisivo norte-americano Good Morning America. “Estou espantado com a força e a sensatez dele naquele momento. E quero sempre que ele saiba que é um herói”, acrescentou.
Quando, mais tarde, os pais questionaram Austen sobre onde é que ele tinha aprendido as manobras de reanimação, foi com grande surpresa que descobriram que se lembrou de uma cena da popular série de ficção “Stranger Things”, da Netflix, a que Christina Macmillan nem gostava que o filho assistisse.
“Eu estava um pouco hesitante quanto a ele assistir”, confessou Macmillan citada pelo jornal britânico The Guardian. “Mas estou definitivamente contente por o ter deixado ver”, acrescentou.
A cena de que Austen se lembrava tem cerca de dois minutos e mostra as personagens interpretadas pelos atores Winona Ryder e David Harbour a fazerem compressões torácicas ao seu filho inconsciente, que é representado pelo ator Noah Schnapp.
Depois do incidente na piscina, a mãe organizou um curso de certificação em RCP (Reanimação cardiopulmonar) e primeiros socorros para consciencializar e informar membros da sua família e amigos próximos. Depois do curso, Austen posou orgulhosamente para uma fotografia a segurar o seu certificado de Suporte Básico de Vida da American Heart Association.