A personagem feminina que saltou do ecrã da televisão e tem acompanhado gerações (de meninas, sobretudo) na forma de canecas, roupa, acessórios, artigos de higiene e, basicamente, tudo o que se possa imaginar, representa, na realidade uma menina. Esta foi, pelo menos, a informação que inundou o Facebook esta quinta-feira, com base nas declarações aos The Los Angeles Times de Christine R. Yano, antropóloga que se tem dedicado analisar o fenómeno Hello Kitty e que adianta a correção foi feita pela própria Sanrio, que lançou a boneca, a propósito dos textos que escreveu para a exposição retrospetiva que terá lugar no Museu Americano do Japão.
“Hello Kitty não é uma gata. É uma personagem de desenhos animados. É uma menina. É uma amiga. Mas não é uma gata. Nunca é representada com as quatro patas no chão. Anda e senta-se como uma criatura bípede”, explicou ao jornal.
O alcance das declarações de Yano foi de tal ordem, que vários media contactaram a Sanrio, que tenta clarificar a questão: “Nunca dissemos que ela é humana”, afirmou um representante.