O internacional português, eleito jogador do ano da FIFPro na época 2007/2008, conseguiu o prémio que até agora só havia sido conquistado por futebolistas brasileiros. Nas duas primeiras edições (2004/2005 e 2005/2006) o vencedor foi Ronaldinho, agora jogador do AC Milan. Kaká venceu a terceira edição do prémio.
Por seu lado, o extremo luso do Manchester United foi votado como o jovem jogador do ano em 2004/2005 e 2005/2006, na eleição especial destinada ao público.
A FIFPro anunciou que a votação deste ano contou com a participação de mais de 57 mil futebolistas.
Crsitiano Ronaldo, jogador do Manchester United, integra também a “equipa ideal” de 2007/2008 da FIFPro.
Melhor jogador, marcador e vencedor da Liga inglesa e da Liga dos Campeões e ainda “Bota de Ouro” europeu, Ronaldo é o único futebolista luso eleito pelos cerca de 57.500 membros da FIFPro e está no “onze” pelo segundo ano consecutivo.
O internacional português demonstrou ter ficado muito feliz com a distinção. “Ser premiado pelos meus colegas de profissão, mais de 50 mil jogadores, é fantástico. Agradeço aos meus companheiros de equipa, treinadores e a todas as pessoas do Manchester United e da selecção nacional, além da minha família e amigos”, afirmou Cristiano Ronaldo no site da FIFPro.
O onze ideal
Além de Cristiano Ronaldo, que esta época surge como avançado, ao contrário do que aconteceu em 2006/2007, quando apareceu no “onze” como médio, também o espanhol Carles Puyol (FC Barcelona), os ingleses John Terry (Chelsea) e Steven Gerrard (Liverpool), o brasileiro Kaká (AC Milan) e o argentino Lionel Messi (FC Barcelona) voltaram a ser eleitos pelos seus pares.
Destaque, entre este sexteto, para o “capitão” da formação londrina, agora liderada pelo ex-seleccionador luso, o brasileiro Luiz Felipe Scolari, que tem o pleno de presenças no “onze” da FIFPro, desde o início desta eleição, em 2004/2005.
Em relação à época passada, as novidades são os espanhóis Iker Casillas e Sérgio Ramos (ambos do Real Madrid), Xavi (FC Barcelona) e Fernando Torres (Liverpool), todos campeões da Europa de selecções, e o inglês Rio Ferdinand (Manchester United), vencedor da Champions.
Para a entrada destes cinco jogadores, saíram os italianos Gianluigi Buffon (Juventus), Alessandro Nesta (AC Milan) e Fábio Cannavaro (Real Madrid), o brasileiro Ronaldinho (então no FC Barcelona) e o marfinense Didier Drogba (Chelsea).
Equipa ideal de 2007/2008 da FIFPro:
>> Guarda-redes: Iker Casillas, Esp (Real Madrid);
>> Defesas: Sergio Ramos, Esp (Real Madrid), John Terry, Ing (Chelsea), Carles Puyol, Esp (FC Barcelona) e Rio Ferdinand, Ing (Manchester United);
>> Médios: Steven Gerrard, Ing (Liverpool), Xavi, Esp (FC Barcelona) e Kaká, Bra (AC Milan);
>> Avançados: Lionel Messi, Arg (FC Barcelona), Fernando Torres, Esp (Liverpool) e Cristiano Ronaldo, Por (Manchester United).