“Estamos a ganhar por MUITO, mas eles estão a tentar ROUBAR a Eleição. Não os vamos deixar fazer isso. Os votos não podem ser entregues depois das urnas estarem fechadas!”
Foi assim que Donald Trump reagiu à decisão de Joe Biden fazer uma declaração inicial, em que se mostrou confiante numa vitória democrata (ainda que sem a declarar). “Acreditamos estar a caminho de ganhar esta eleição”, afirmou o ex-vice-Presidente.
No entanto, como se pode ver em cima, o Twitter considerou que conteúdo publicado por Trump viola as regras da sua plataforma, ao divulgar “informações incorretas sobre como participar numa eleição”. Ou seja, a rede social viu o tweet como uma tentativa de deslegitimar o processo democrático. Aliás, a publicação aparece inicialmente assim, tendo de se carregar em “view” para ver o conteúdo:
Quatro minutos antes, o Presidente tinha sido bastante claro na forma como via os resultados eleitorais conhecidos até agora e anunciava que iria fazer uma declaração ainda durante a madrugada.
Importa referir que não existem quaisquer indícios de que haja ilegalidades no escrutínio, como acusa o Presidente. Ainda falta conhecer os resultados de muitos Estados decisivos na corrida eleitoral, entre os quais Wisconsin, Michigan, Pensilvânia e Georgia. Poderá demorar ainda algumas horas ou dias até sabermos quem foi o vencedor das eleições.