Pintou-se de vermelho o mapa dos Estados Unidos ao longo da última noite e já manhã (hora de Lisboa), com Donald Trump a vencer, até agora, em 51 dos 56 estados e a conquistar 277 votos no Colégio Eleitoral – para a vitória, um candidato à presidência do país tem de obter, no mínimo, 270 votos dos “grandes eleitores”.
Como estão divididos os votos eleitorais:
Depois de vencer a Pensilvânia e quando lhe faltavam ainda três para garantir esses 270 votos eleitorais, Donald Trump declarou vitória, aliás, uma “vitória nunca antes vista” nos EUA. Perante milhares de apoiantes reunidos no Centro de Convenções de Palm Beach, no estado da Florida, o candidato republicano garantiu que esta vitória vai “ajudar o país a curar-se” e prometeu uma “nova era” para a América.
Os republicanos recuperaram ainda o controlo do Senado dos EUA ao conquistar 51 lugares, numa eleição em que um terço dos 100 senadores foi a votos, em simultâneo com as presidenciais. Até agora havia 51 democratas na câmara alta do Congresso dos Estados Unidos, mas o partido perdeu dois lugares.