Vladimir Putin recebeu esta quarta-feira, no Leste da Rússia, o líder norte-coreano Kim Jong-un, num encontro que o Ocidente viu como uma ação de charme do presidente russo para garantir o fornecimento de novas armas para a guerra na Ucrânia.
“A Rússia está a combater uma batalha sagrada para proteger a sua soberania e segurança de forças hegemónicas opositoras”, considerou Kim Jong-un, citado pela agência estatal russa TASS. Perante o seu homólogo, Kim acrescentou que a Coreia do Norte é um aliado para todas as ocasiões: “Apoiamos sempre todas as decisões do presidente Putin e do governo da Rússia.”
Os dois líderes conversaram primeiro na presença das respetivas delegações e, depois, a sós, segundo a agência governamental russa. O encontro decorreu no centro espacial de Vostochny, no oblast de Amur, não muito longe da fronteira com a China. Kim Jong-un elogiou a Rússia como “uma potência espacial do presente e do futuro”, mostrando-se esperançado, de acordo com a TASS, em elevar as relações entre os dois países para “um novo nível”, nomeadamente nas esferas “política, económica e cultural”, mas também noutros domínios. A última visita à Rússia tinha acontecido em abril de 2019.
À chegada, Putin lembrou o seu interlocutor que a Coreia do Norte cumpre em 2023 o 75º aniversário (foi só em 1948 que adotou o nome República Popular Democrática da Coreia, apesar de ter declarado três anos antes, com o fim da II Guerra Mundial, a independência do Japão) e que a União Soviética foi o primeiro país a reconhecê-la. Sublinhou ainda que a visita acontecia “num ambiente de verdadeira camaradagem, amizade e benevolência”.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, avançou previamente à agência estatal que as conversações entre Putin e Kim iriam incluir assuntos económicos e culturais, assim como a situação na região e no mundo, embora não estivesse na agenda a assinatura de qualquer acordo. A visita termina com um jantar de Estado oferecido ao líder da Coreia do Norte. Da ementa consta, por exemplo, salada de pato com figos e nectarinas, entrecosto de carne marmoreada com legumes assados e bolinhos de caranguejo.