O vídeo foi captado no passado dia 28 de fevereiro, mas as imagens do momento começaram a surgir mais recentemente: Dalai Lama estava com um grupo de estudantes no templo Tsuglagkhang em Dharamshala, norte da Índia, quando um rapaz de aproxima do microfone e pergunta se pode abraçar o líder.
O vencedor do Prémio Nobel da Paz recebeu o menino no palco e disse “primeiro aqui”, apontando para a sua bochecha, que o menino beija. Depois pega no queixo do menino e beija-o nos lábios. Seguiram-se uns breves segundos de silêncio até Dalai Lama colocar a língua de fora e pedir-lhe: “suck… my… tongue” [chupa a minha língua].
Em comunicado, Dalai Lama mostrou-se arrependido, pedindo “desculpas ao menino e à sua família, bem como aos seus muitos amigos em todo o mundo, pela dor que suas palavras podem ter causado”. “A Sua Santidade costuma provocar as pessoas que conhece de maneira inocente e brincalhona, mesmo em público e diante das câmaras. Ele lamenta o incidente.”
Embora algumas notícias escritas no Tibete falem de um costume cultural tibetano de mostrar a língua, o momento foi, por muitos, considerado “perturbador” e como sendo um ato “alarmante”.