O vídeo que está a circular nos meios de comunicação e redes sociais mostra o Presidente norte-americano, de mão sobre o coração, a deixar passar em branco as primeiras palavras do hino nacional, para prosseguir depois mexendo os lábios por vezes sem qualquer concordância e várias pausas.
O final corre melhor, com Donald Trump a cantar entusiasticamente os últimos versos do “Star-Spangled Banner”, sorridente.
Esqueceu-se das palavras? É que isso que o Twitter está a debater, tendo em conta de que já foi filmado várias vezes a cantar corretamente o hino norte-americano.
Anthony Zurcher, correspondente da BBC nos Estados Unidos, tem uma teoria.
O repórter defende que a aparente amnésia do Presidente pode explicar-se com dois fatores: não ouve bem e no campo o som chega de uma forma que torna difícil decifrar a música. “Acompanhar a música não seria fácil”, escreve, no Twitter.
O que é certo é que com ou sem justificação, o episódio gerou várias publicações na rede social. Esta, por exemplo, é uma das mais populares:
Mais há mais:
Trump, por seu lado, não disse nada sobre a polémica do hino, mas alterou a imagem da sua conta no Twitter para uma foto desse preciso momento.