Os dois apresentadores holandeses do programa “Proefkonijnen” (“Cobaia”, em português) decidiram levar à letra o nome do seu programa e propuseram-se “provar” um bocado do um do outro. Dennis Storm “ofereceu” um bocado da nádega a Valerio Zeno e este, em troca, “presenteou” o colega com um pedaço de abdómen. Os macabros ingredientes das duas “refeições” foram retiradas dos dois corpos com recurso a uma intervenção cirúrgica.
Em estúdio, tudo estava preparado para o desafio: foi improvisada uma cozinha e disposta uma mesa com velas acesas. Depois de um chefe culinário fritar os dois pedaços de carne, os dois apresentadores, em frente a uma plateia, terão comido um bocado um do outro. O programa só será transmitido quarta-feira, mas o momento em que Dennis Storm e Valerio Zeno comem a carne não deverá ser mostrado. As imagens só exibirão a preparação da “refeição”.
A polémica já está instalada mas os apresentadores e a produtora têm insistido na legalidade da ação, uma vez que os dois concordaram com o insólito desafio. Ainda assim, e apesar de a lei holandesa ser omissa em relação a atos de canibalismo, um advogado advertiu a produção do programa para o facto de Dennis Storm, Valerio Zeno e os cirurgiões poderem enfrentar problemas legais.
Os apresentadores adiantaram, entretanto, que não correm qualquer risco de saúde na medida em que a carne foi cozinha da forma adequada.
Em declarações a ABC, Dennis Storm confessou ter “sido estranho olhar para um amigo enquanto comia um bocado do abdómen dele”. Os dois apresentadores recusaram-se a descrever o sabor da “refeição” mas adiantaram que “não era nada de especial.